Vale a pena a minha empresa abrir uma conta no facebook?

27/11/2011
  • Pin It

Sabe-se que o facebook vem aumentando consistentemente o número de usuários ativos aqui no brasil. Devido a minha preferência por ele, abandonei a minha conta no Orkut há tempos e confesso ter deixado a minha do twitter num segundo plano nos últimos meses.

Esse fato promove uma série de reflexões no marketing digital e possibilidades para as empresas de quaisquer tamanhos.

Possibilidades de atuação pelas empresas no facebook

No facebook, as empresas podem criar perfis comerciais, também conhecidos como páginas ou fan pages. Neles, é possível informar sobre os serviços prestados através de abas personalizadas.

santa emilia facebook

Caso o site da sua empresa possua vários produtos, é possível integrar o seu banco de dados ao facebook possibilitando a criação de um novo e canal de vendas através, por exemplo, uma loja virtual dentro do facebook.

facebook sósuplementos

Ainda falando sobre integração, o facebook indica aplicativos que gratuitamente importam seus últimos tweets ou trechos do seu último post no blog corporativo a fim de promover uma melhor experiência para os visitantes.

Importância do “mural” para as empresas no facebook

Os murais são “espaços” onde as publicações da sua empresa serão inseridas, sejam elas no formato de fotos, vídeos, links ou frases. Como o facebook armazena essas publicações por um grande período, eles funcionam também como um “histórico” que podem ser acessados por quaisquer usuários do facebook.

mural facebook

Seria desnecessário lembrar que o conteúdo publicado no mural é de extrema importância pois é um dos fatores que estimulará a opção por parte dos visitantes em tornar-se fan da sua marca.

As estratégias de conteúdo das empresas para o facebook ficarão para um segundo post mas, de um modo geral, faça uma comunicação bem atrativa com muitas fotos e sem viés comercial desenfreado.

Importância dos Fans para as empresas no facebook

Conquistar milhares de fans no facebook é um sonho para quase todas as marcas no facebook. Porém, analisar esse indicador de forma isolada é errado pois o que importa é o impacto gerado pela marca junto a esses fans.

facebook fans

No facebook, esse impacto se traduz em interações espontâneas como:

  1. Curtir uma publicação
  2. Compartilhar uma publicação
  3. Comentar uma foto, vídeo ou post no mural
  4. Publicar no mural da marca
  5. Outros

Fora do facebook, é possível traduzir esse impacto pela quantidade de acessos ou vendas que os fans geraram para o site da sua empresa.

Vale a pena a minha empresa abrir uma conta no facebook?

Essa resposta não é tão óbvia quanto parece. Se a sua decisão for positiva, tenha em mente que o mural da sua empresa poderá ser tornar um grande canal de comunicação para receber:

  1. Cotações comerciais
  2. Variadas solicitações de esclarecimentos
  3. Elogios
  4. Muitas críticas
  5. Outros

Logo, se o SAC da sua empresa recebe muitas ligações diariamente contendo justas reclamações, lembre-se que há uma grande chance delas passarem a serem feitas publicamente no mural da sua página no facebook também.

Caso isso aconteça o estrago pode ser grande, certo?

Como o ato de apagar críticas ou de não respondê-las aumenta a frustração e ira dos fans ou usuários, não pense em fazê-los.

Facebook-bloqueado-como-entrar

Porém, caso este não seja o caso da sua empresa, ouse e crie a conta. Peça o auxílio de agências que fazem o a gestão de marcas nas redes sociais para orientá-lo.

O que você achou?
Faça comentários !!

Rodrigo Sampaio
@estrategiadig

 

Rodrigo Sampaio
Autor: Rodrigo Sampaio

Diretor Executivo da Estratégia Digital, Professor de 5 cursos de Marketing Digital e 2 turmas de Facebook Marketing oferecidos em Ribeirão Preto, MBA em Marketing FGV e Aluno EAD do MBA em Gestão Estratégica USP.

line
line

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*