O que os anunciantes esperam das agências digitais?

06/08/2009
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Pesquisa encomendada pela agência iThink e executada pelo Grupo Consultores com 70 anunciantes constatou que a verba publicitária investida nos meios digitais é consideravelmente maior do que se imaginava.

Em média tirada entre empresas multinacionais e nacionais, a participação da internet no bolo publicitário estaria, na verdade, em pouco mais de 7%.

“Nessa medição, colocamos variáveis que vão além da compra de mídia. Medimos os investimentos em links patrocinados, construção de sites e custos de produção, entre outros”, explica Marcelo Tripoli, presidente da iThink. No geral, segundo a pesquisa, as multinacionais investem 8,72% de sua verba, contra uma média de 4,85% dos anunciantes brasileiros.

Fator de Otimismo para as Agências Digitais

Outro ponto que pode trazer otimismo para o setor é o fato de mais de 80% dos clientes/anunciantes estarem satisfeitos com os serviços prestados pela sua agência digital – aproximadamente 13% deles se disseram insatisfeitos. Em comparação ao grau de satisfação com as agências de publicidade tidas como tradicionais, o cenário é bastante semelhante, uma vez que 81,7% se mostraram felizes com o trabalho das empresas contra apenas 9,1% de insatisfeitos.

O estudo, que tem como proposta traçar o perfil ideal para as agências de internet, mostrou que entre os requisitos mais importantes na hora de escolher uma agência estão:

  • apresentação de cases bem-sucedidos
  • portfólio de clientes –
  • entendimento do negócio/conhecimento do target (35%)
  • desejo de uma apresentação detalhada

Quando o quesito é criatividade, as agências tradicionais são mais exigidas. E também são mais cobradas ao se falar em apresentação de resultados e equipe/profissionalismo. “Quando o anunciante pensa em um projeto digital, ele centra suas atenções em resultados focando pontos como ativação, conversão e relacionamento.

Não que a criatividade não seja importante para o universo digital, mas outros critérios acabam tendo mais peso”, afirma Tripoli.

Pos publicado originalmente em: http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/Conteudo/?O_que_os_anunciantes_esperam_das_agencias_digitais_#ULTIMAS_NAVEGACAO

Rodrigo Sampaio
Autor: Rodrigo Sampaio

Diretor Executivo da Estratégia Digital, Professor de 5 cursos de Marketing Digital e 2 turmas de Facebook Marketing oferecidos em Ribeirão Preto, MBA em Marketing FGV e Aluno EAD do MBA em Gestão Estratégica USP.

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