Google disponibiliza guia para iniciantes em Mobile Marketing. Confira o Mobile Playbook!

17/10/2012
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Hoje em dia, cada vez mais as empresas compreendem que é preciso investir em campanhas de marketing digital voltadas a dispositivos móveis, com o intuito de envolverem-se ainda mais com seus clientes e alcança-los nesta plataforma. O grande problema que a maioria delas encontra é justamente não saber por onde começar.

Marketing Digital Mobile - Guia mobile playbook

Empresários chegaram a um ponto em que a questão já não é mais “Porque investir em mobile?“, e sim “Como investir em mobile?“. Pensando nisso, o Google lançou um novo guia, intitulado Mobile Playbook. Com o Mobile Playbook, o Google visa auxiliar a implementação de estratégias de marketing digital via mobile à empresas, abordando tópicos como:

  • Como os dispositivos móveis mudam a nossa proposta de valor?
  • Qual o impacto dos dispositivos móveis nos nossos destinos digitais?
  • A nossa organização está se adaptando aos dispositivos móveis?
  • Como o nosso marketing deve se adaptar aos dispositivos móveis?
  • Como podemos nos conectar com o nosso público nos tablets?

Google mobile playbook

De fato, a evolução de dispositivos Smartphones não influenciaram apenas a maneira como as pessoas encontram sua loja ou empresa, mas principalmente criaram hábitos que antecedem a compra propriamente dita.

O Consumidor Mobile

De acordo com o Mobile Playbook, boa parte dos consumidores da era mobile usam seus smartphones e tablets para pesquisar informações sobre produtos dentro das próprias lojas em que pretendem fazer sua compra, com o objetivo de compararem os preços dos produtos físicos com os preços dos mesmos produtos disponíveis em lojas virtuais.

Consumidor Mobile segundo o mobile playbook

Dessa forma, resta a varejistas e gerentes de lojas adequarem os preços de seus produtos da prateleira aos do site. No Mobile Playbook é possível conferir uma pesquisa que registra o fato de que 53% dos homens usam smartphones dentro das lojas para verificar preços de outras lojas. Para as mulheres esta relação é de 38%.

Já que a pesquisa e comparação de preços é inevitável, porque não adotar o uso de tecnologias mobile dentro de sua loja?!

Marketing Digital Mobile

Como o Marketing Digital deveria se adaptar ao avanço da tecnologia Mobile?

Uma boa estratégia apontada pelo Mobile Playbook é utilizar suas campanhas mobile como um complemento a suas ações de marketing de busca para computadores, possibilitando que mais palavras-chave estejam ligadas a sua empresa.

Com anúncios de busca pensados especificamente para celulares, é possível alcançar consumidores no momento exato em que eles estiverem procurando pelo seu produto no mundo físico. Confira algumas sugestões retiradas do guia do Google, o Mobile Playbook, para integrar o Marketing Digital ao Marketing Mobile:

1- Repense sua análise à anúncios de busca móvel

Anúncios eficientes para celulares e tablets podem gerar desde conversões e compras via dispositivo, até leads qualificados, chamadas, downloads e até mesmo a presença física dos consumidores nas lojas, aumentando as chances de vendas offline e presenciais. Valer-se completamente do valor de pesquisas via celular significa entender e acompanhar o impacto completo delas em sua empresa.

Anúncios Mobile segundo o mobile playbook

2- Orientar seus clientes Mobile quando eles estão tomando alguma decisão de compra pode significar futuras conversões

No Mobile Playbook é possível conhecer alguns cases de sucesso entre marcas e ações mobile. Uma boa estratégia, implementada pela loja Sears, foi treinar seus vendedores para auxiliar clientes que estejam dentro da loja, a pesquisar e comparar preços da loja física com a virtual, encontrar informações sobre o produto, verificar estoques e realizar pedidos, tudo através seus celulares e tablets.

sears case mobile - mobile playbook

Um outro case bem interessante parte da Nissan, que insere QR Codes em seus veículos, permitindo assim que os clientes obtenham o máximo de informações possíveis por conta própria.

Nissan case mobile - mobile playbook

Algumas experiências com mobile não têm alcance amplo para impulsionar suas vendas, mas podem gerar mídia espontânea e grande interação com sua marca.

3- Utilize o Google para acompanhamento e mensuração

A indústria de anúncios para celular oferece muitas soluções de tráfego e de relatórios, e como não poderia deixar de ser, a ferramenta Google Analytics possibilita o acompanhamento de mídias para mobile, fornecendo os mesmos relatórios já conhecidos (Páginas mais acessadas, Tempo de permanência na página, Palavras-chave, etc) mas adaptados a uma origem da fonte de tráfego vinda de celulares e dispositivos móveis.

google analytics mobile

Como integrar estratégias Mobile com os demais canais de Marketing?

Além de desenvolver anúncios para dispositivos mobiles, o Mobile Playbook sugere uma integração com outras estratégias de marketing, aumentando assim a visibilidade e alcance da sua marca. Confira algumas sugestões extraída do Mobile Playbook:

– Planeje campanhas de e-mail marketing para celulares e tablets: Até 30% dos e-mails são lidos em dispositivos móveis, portanto, adaptar suas campanhas de email marketing para usuários mobile pode garantir maiores taxas de abertura. Repense o layout (que deverá ser mais comprido do que largo), selecione as melhores imagens para transmitir sua mensagem e trabalhe-as com frases curtas, mas de efeito impactante.

– Insira sua marca nas redes sociais: A cada dia, mais da metade dos usuários de redes sociais acessam conteúdo social em seus dispositivos móveis, portanto, não é segredo que mídias sociais e mobile são duas plataformas que estão intimamente interligados.

– Cupons e Promoções via celular: Independente de você criar um cupom para ser lido ou um código para ser digitado no caixa, planeje estas mesmas ações, só que adaptadas para mobile. Desenvolva cupons que possam ser escaneados por celulares, e posteriormente enviados ao e-mail dos usuários, para que eles possam imprimir e resgatar pessoalmente.

– Complemente seus anúncios em mídias offlines com mobile: Algumas estratégias Mobile podem se relacionar muito bem com canais offline. Acrescentar um QR code em seu anúncio impresso, outdoor ou em TV pode dar mais poder a estes anúncios.

A Era do Marketing Digital Mobile

Os dispositivos mobile representam uma mudança significativa de como os usuários/clientes se relacionarão com as marcas no ambiente digital e real, e isso fica claro ao lermos todo o conteúdo disponibilizado pelo Google no Mobile Playbook. As empresas que souberem interpretar todo o material do Mobile Playbook, e compreenderem a importância de estarem em plataformas móveis estarão em melhor posição para ter sucesso hoje e nos anos que virão.

Se quiser saber mais, confira o guia Mobile Playbook, lançado pelo Google e em versão traduzida. Faça o download do Mobile Playbook:

Faça o download do mobile playbook

E aí, o que achou do post? Sua empresa já atua em plataformas mobile? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários abaixo!

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

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