Google modifica o modo de pesquisar. Qual o resultado para o seu site agora?

16/11/2010
  • Pin It

O Google é a principal fonte de tráfego para a maioria dos sites atualmente.

Você sabia disso?

Por conta disso, existem muitos profissionais que trabalham diretamente no setor de busca do site ou Search Engine Marketing (SEM) em que o foco é produzir benefícios para seus clientes utilizando de um bom posicionamento da sua marca e de seus sites.

Dias atrás, foram feitas modificações na forma de exibir as respostas do Google, que geram impactos consideráveis e merecem a atenção dos profissionais de marketing digital e gestores de empresas.

Leia as informações logo abaixo para conhecer mais sobre essa duas alterações realizadas pelo Google recentemente.

O que muda na exibição nas pesquisas por cidade do Google?

Imagine que os internautas estejam pesquisando telefones de pizzarias locais. Eles precisarão informar a sua cidade para tornar a busca mais específica pois não interessaria receber a indicação de pizzarias de uma cidade localizada a quilômetros de distância, certo?

A novidade nesse caso é que ate dias atrás, o Google disponibilizava para as variações de busca em determinados locais os resultados como ilustrados na imagem abaixo (clique nela, para aumentá-la).

Essa tela era padrão e com certeza você já deve ter visto algo do tipo, não é mesmo?

O Google inovou muito no jeito de exibir a busca local. A partir de agora, as informações relacionadas ao Google Places ganharam um enorme destaque nas suas respostas.

Visualize esse novo formato de resultados locais na imagem abaixo.

É muito perceptível que a logomarca da empresa e a sua localização no mapa ganharam destaque maior e tornaram-se fatores de suma importância que influenciam muito o inerternauta na sua decisão de clique.

Se você quiser aproveitar essa oportunidade, basta cadastrar ou atualizar o seu negócio no Google places.

É super fácil e rápido!

Inovação com o Google Instant Preview

Uma das grandes inovações do Google foi a pré-visualização dos sites,  que pode ser feita clicando na lupa ao lado dos sites indicados na resposta.

Ao clicar na lupa, o Google instantaneamente irá exibir uma imagem em miniatura do site indicado.

Com os sites sendo visualizados dessa maneira, o seu visual ganhou destaque enorme. Portanto,  agora, de forma “prematura”, o padrão visual dos sites já exerce impacto no internauta mesmo que não tenha sido acessado ainda.

Vale lembrar que sites que possuem textos ou animações em flash continuam sejam prejudicados pois não são indexáveis pelo Google.

Modificações do Google em resumo

Não é novidade que o Google está a cada dia que passa insere muitas outras funcionalidades em suas ferramentas de buscas. As duas funções novas citadas anteriormente fortalecem o conceito das busca universal.

Porém, continuo não entendendo o destaque menor destinado aos links patrocinados (sua principal fonte de renda) que claramente perderam muito “espaço” nessa nova visualização, seja no novo formato das Buscas Locais quanto no Google Instant Preview.

A cada dia que passa o mercado de marketing digital caminha para uma maior maturidade e isso é muito evidente. Há oportunidades muito interessantes a serem exploradas, e sairão na frente as empresas que conseguirem entender as tendências e tecnologias dessa inevitável tendência.

O que vocês acharam ?

O Google melhorou ou piorou com essas duas modificações?

Qual é a sua opinião?

Rodrigo Sampaio
[email protected]

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

line
line

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*