Descubra a importância do Web Analytics para o site da sua empresa

16/07/2013
  • Pin It

Antes que possamos discutir sobre os benefícios de uma estratégia de Web Analytics no plano de Marketing Digital da sua empresa, vamos explicar rapidamente do que se trata este termo.

O que é Web Analytics?

Quando pensamos em um planejamento de SEO (Otimização de sites), temos em mente por em prática ações que influenciem positivamente o posicionamento de um site nos mecanismos de busca, como o Google, o Bing, entre outros.

Para saber se nossas estratégias de SEO estão surtindo efeitos positivos, posicionando melhor os sites na internet, e consequentemente gerando mais tráfego orgânico, entra em cena o Web Analytics, que é o acompanhamento e análise de todas as informações e estatísticas referentes ao dados de acesso a um site, possibilitando assim o levantamento de possíveis pontos de melhoria.

O poder dos relatórios de web analytics

Por que utilizar Web Analytics para analisar o tráfego de um site?

Além de servir como feedback para estratégias de Otimização de Sites, medindo se os investimentos em tempo e dinheiro gastos com SEO estão gerando retorno, a análise de relatórios Web Analytics também permite desvendar algumas tendências de navegação por parte dos internautas.

Web-analytics para empresas

Relatórios de Web Analytics também contém dados que podem oferecer respostas para questões específicas do site da sua empresa, como:

  1. Os visitantes estão participando das minhas promoções?
  2. Quais produtos estão sendo mais procurados?
  3. Caso não concluam uma compra no meu e-commerce, em que momento o internauta abandona o carrinho de compras da minha loja virtual?
  4. Estão preenchendo o formulário de cadastro até o final?
  5. Estão assistindo aos vídeos e baixando os PDFs? Entre outras…

Planejamento em Estratégias de Web Analytics

OK, já vimos que a análise de relatórios Web Analytics pode oferecer diversas informações sobre a performance dos sites. Mas o que fazer com tanta informação? Como utilizar esses dados?

Tenha um mente que um bom planejamento inicial pode responder a todas essas perguntas!

Planejamento em Web Analytics

Confira um checklist com etapas básicas para a inserção de Web Analytics no planejamento de Marketing Digital da sua empresa:

1- Estabeleça objetivos: Nesta etapa são definidos quais os objetivos a empresa quer alcançar, como alcançá-los e quais serão as métricas de Web Analytics que definirão o sucesso de cada ação tomada.

2- Estabeleça sub-objetivos: Para que um objetivo principal seja alcançado, é necessário que sub-objetivos sejam concluídos. Se não forem, caberá ao analista dos relatórios de Web Analytics identificar o motivo da falha. Por exemplo: Sua métrica é aferir o número de Downloads de um material educativo no seu site (objetivo principal), mas para isso, o usuário precisa finalizar um  cadastro (sub-objetivo).

3- Estabeleça KPI’s: Esta é uma das principais métricas quando se pensa em planejamento de Web Analytics para estratégias de Marketing Digital. Os KPI’s (Indicadores chave de performance) variam conforme a empresa e seus objetivos. Se você tiver um portal de notícias, talvez um dos seus Indicadores de Performance possa ser um número X de compartilhamentos do seu último post no Facebook. Em se tratando de sites de e-commerce, um bom KPI pode ser o número de pessoas que finaliza o processo de compra sem abandonar o carrinho virtual.

KPI - Indicadores chave de performance

O que medir com ferramentas de Web Analytics?

O Google Analytics, uma das principais ferramentes de Web Analytics utilizada por profissionais de SEO, exibe vários relatórios “básicos”, como:

  1. Origem de visitas
  2. Pageviews (visualizações de páginas)
  3. Assinaturas
  4. Conversões em vendas
  5. Outros tipos de conversão (como solicitação de um orçamento)
  6. Duração média da visita no site
  7. Taxas de rejeição, dentre outros

Além desses relatórios mais comuns, o Google Analytics também permite que você configure relatórios de acordo com os KPI’s definidos pelo planejamento de Marketing da sua empresa.

Após colocar suas estratégias de Marketing Digital e SEO em prática, não esqueça de mensurar os resultados, e sempre testar novas ações, sempre com o objetivo de aumentar os acessos ao seu site.

E aí, pretende começar a analisar os relatórios Web Analytics do seu site?
Se precisar de alguma ajuda, entre em contato conosco.

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

line
line

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*