Conhece o Facebook Places? Saiba o que é, como usá-lo e seus diferenciais

28/09/2010
  • Pin It

Facebook Places

O que é o Facebook Places?

O Facebook anunciou em agosto de 2010 o tão esperado recurso que traz a funcionalidade de localização em tempo real baseado em uma das redes mais populares do mundo, o Facebook Places ( Facebook Lugares em português).

Se você é um desenvolvedor, uma empresa com um plano de marketing relacionado à localização ou apenas um usuário regular do Facebook que quer se envolver com os lugares que fazem parte do seu universo, existem alguns detalhes antes de você começar a usar o Facebook Places. O recurso é fascinante, mas ainda tem suas limitações.

Se você estiver pronto para começar a usá-lo, aqui está o que você precisa saber sobre o Place.

Como usar o Facebook Places?

Facebook Places

Primeiro de tudo, você ou um amigo seu de Facebook irá precisar de um smartphone. Se você não tiver um iPhone, você terá que usar um celular touch que integre-se ao Facebook em um navegador que suporta HTML 5 e geolocalização.

A empresa tem planos de lançar o aplicativo para o BlackBerry e versões de lugares, mas não divulgou nenhuma data específica para esses lançamentos ainda.

Para usar o Facebook Places, vá para a aba “Locais” sobre a aplicação no iPhone ou pelo touch.facebook.com. Você primeiramente será perguntado se o Facebook está permitido para saber sobre a sua localização. Depois de clicar em “permitir”, você vai entrar na interface “Places”. De lá, você pode compartilhar sua localização com amigos, descobrir onde eles estão (isso se eles também estiverem usando o Places), e descobrir novos lugares perto de você.

Facebook Places

Outros serviços que irão integrar o Facebook Places

O Facebook oferece abertura de certos dados que permitirá que desenvolvedores de todo e qualquer lugar tenha acesso às peças. Isso significa que uma grande quantidade de aplicações irá começar a puxar informações de lugares, interligar para os dados das pessoas, locais, grupos e muito mais.

Por enquanto, apenas alguns aplicativos foram selecionadas para enviar informações de volta para o Facebook Places.Inicialmente: Gowalla, Booyah e Yelp são as empresas que vão integrar o Facebook Places.

Se você usa por exemplo, um aplicativo móvel para o Yelp, você será capaz de empurrar os checkins no Facebook Places, assim como os checkins do Gowalla e do Booyah.

Booyah planeja lançar um jogo social baseado no local chamado InCrowd, que será construído no Facebook lugares. A empresa diz que será “uma social com base na aplicação lúdica de interagir com pessoas reais e postos de compartilhamento de tempo, em locais do mundo real” e irá permitir aos jogadores “socializar, conhecer novos amigos e se popularizar” no aplicativo. Ele estará disponível na iTunes App Store em breve.

Facebook Places

E quanto à privacidade?

CEO do Facebook, Mark Zuckerberg disse que este recurso não é sobre compartilhar sua localização com o mundo, trata-se de encontrar lugares e compartilhá-los com seus amigos.

Dito isto, o seu checkin vai aparecer em seu perfil, no feed de notícias e no fluxo de atividade para aquele lugar. E também, seus amigos poderão, por padrão, usufruir do check-in sem a sua aprovação explícita ou permissão.

Se você quiser mudar, quem pode ver seu checkins, vá para as configurações da sua conta de privacidade. Você deverá ir em “Checkins Places” por padrão é partilhada com “apenas amigos.” Você pode mudar quem vê seu checkins nesta área.

Mark Zuckerberg apresenta o Facebook Places

Se você quer mudar ou não quer que os outros possam verificar onde você está, sem seu conhecimento ou permissão, você terá que clicar em “Personalizar as definições” na página de privacidade, então vá para a a seção “Outras opções”. Você pode desabilitar essa configuração, não há nenhuma opção para permitir checkins por procuração de aprovação individual.

Além disso, outra configuração padrão no “Personalizar configurações de página” é a “Inclua-me na ‘People Here Now”. Quando fizer o check in, a sua localização é visível para seus amigos e também a mais ninguém por perto. Se você preferir ser mais privado, você terá que optar por essa configuração.

Com grande parte da informação relacionada lugares sendo compartilhado por padrão, é claro que a maioria dos usuários vai querer revisar suas configurações de privacidade antes de saltar inteiramente a este novo recurso.

Facebook Places para empresas e desenvolvedores

Facebook Places

Se você tem um negócio, pode usar o Places a seu favor. Uma vez que o local tenha sido adicionado aos seus lugares nas configurações, seja por você ou por qualquer outro usuário do Facebook local, basta ir à página do local Facebook.com e clique no link que diz “É este o lugar da minha empresa”

Se você reivindica o local como seu negócio, ele se tornará uma página no Facebook. Você pode postar atualizações para as pessoas que gostam da página, atualizar suas informações de negócios e muito mais.

As vagas somente podem ser reivindicados pelos representantes oficiais.

Uso de API´s no Facebook Places

Facebook API

Se você é um desenvolvedor e está interessado em usar uma das API’s do Facebook Place a seu favor e usar a tecnologia desta funcionalidade em seu aplicativo, você está com sorte.Facebook está lançando um API pra isso. Este API checkins vai acomplar usuários identificados, seus amigos e vai reunir todos os dados sobre os lugares públicos que estes frequentaram.

O Facebook também desenvolveu uma escrita e procura em API que permite aplicativos de terceiros para publicar checkins e executar consultas em dados locais. Que está atualmente em estado beta privado, que incluem Gowalla, Yelp entre outros. Mas ainda não tem uma data para que o API seja lançado. O acesso a estas APIs devem estar disponíveis dentro de alguns meses, o engenheiro Ben Gertzfield.

E se o Facebook Places falhar?

Facebook Places

Além de alterar as configurações de privacidade, você também pode denunciar locais que não estejam corretos ou que violem os seus próprios direitos de alguma forma.Facebook permite que os usuários relatem os locais que estejam com dados incorretos, o comportamento abusivo, o encerramento definitivo de uma empresa ou a duplicação de conteúdo.

Locais relatados são sinalizados; e a remoção é imediata, para que não ocorram novamente erros com o aplicativo.

Você pode remover imediatamente checkins a partir do seu próprio perfil, e você também pode desmarcar a si mesmo se alguém tiver te localizando sem sua aprovação. Basta clicar no botão “remover” ao lado do seu histórico sobre o seu perfil ou no feed de notícias.

O que você, o que acha que é a melhor forma de abordagem do Facebook Places para as pessoas e empresas? Deixe nos comentários.


Escrito por: Rafa Silvestre

@RRRafaSilvestre

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

line
line

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*