Comércio Virtual no Facebook? Inspire-se com o Magazine Você.

13/12/2011
  • Pin It

Sabe-se que há uma grande tendência no aumento do comércio virtual aqui no brasil e há muitas oportunidades que poderiam ser aproveitadas por você ou pela sua empresa.

Para o post de hoje, meu objetivo é despertar o seu interesse ou aguçar a sua vontade em aventurar-se nesse novo e encantador mundo digital do e-commerce.

Semana passada, ao assistir a palestra do Gil Giardelli no evento Social Web Day na Fnac de Ribeirão Preto, tive pela primeira vez contato com o sistema de comissionamento online do Magazine Luiza.

Esse sistema, chamado Magazine Você, funciona da seguinte forma:

Após solicitar a sua adesão, você pode instalar gratuitamente uma loja virtual do Magazine Luiza no seu perfil do facebook ou Orkut, selecionar até 72 produtos e começar a indicá-los aos contatos e amigos.  O benefício é que a cada venda gerada, você receberá uma comissão de 2,5% a 4,5% sobre faturamento.

Um detalhe que facilita muito é que as atribuições fiscais, faturamento, pagamento, logística, troca, devolução são de responsabilidade do Magazine Luiza. Cabe aos interessados apenas “fazer as vendas” junto ao seu grupo de amigos.

magazine você

Ao comentar sobre o Magazine Você, minha idéia foi ilustrar uma adaptação à internet (e redes sociais) do sistema de indicação e comissionamento que a Avon, Natura (entre outras) fazem diariamente através de milhares de mulheres que saem às ruas vendendo produtos nos mais variados tipos de estabelecimentos, sejam eles comerciais, casas, escritórios, academias, etc.

Entendi como o Magazine Você funciona. E agora?

Ao passo que a web no brasil ganha mais e mais adeptos, as redes sociais podem tornar-se bons canais de vendas para a sua empresa. É claro que são necessárias práticas específicas de marketing digital e de atuação em redes sociais pois as estratégias comerciais precisam ser repensadas e os gestores devem entender que o internauta possui um enorme poder, graças a sua voz que agora pode ser ouvida com um peso infinitamente maior.

Nesse contexto, a bola da vez aqui no brasil é o facebook. Além de estar atraindo muitos e muitos brasileiros, dispõe de grande flexibilidade para a atuação das empresas através de uma série de aplicativos que podem ser facilmente integrados às suas fanpages, estatísticas de acesso e muito mais.

Um exemplo de aplicativo também relacionado ao comércio eletrônico são as “lojas virtuais localizadas dentro facebook”. Aqui no brasil, há diversas empresas que oferecem essas estruturas já prontas cujas mensalidades são a partir de R$ 50,00.

Abaixo, como exemplo, segue a loja virtual do facebook da SoSuplementos.

facecommerce

Fiquei interessado. E agora?

Saiba que através de um planejamento de mídia digital feito por agências especializadas, a verba necessária para fazer ações no facebook ou muitas outras relacionadas à publicidade online será menor do que a que você já disponibiliza tradicionalmente.

Pela minha experiência, um dos principais fatores que dificulta a migração das empresas para o marketing digital são seus gestores que não apresentam muita familiaridade com a web. Porém, justamente por isso, há muito potencial por ai.

Gostou?
Deixe seu comentário
Compartilhe a notícia !

Rodrigo Sampaio

Marketing Digital em Ribeirão Preto
http://twitter.com/estrategiadig


Rodrigo Sampaio
Autor: Rodrigo Sampaio

Diretor Executivo da Estratégia Digital, Professor de 5 cursos de Marketing Digital e 2 turmas de Facebook Marketing oferecidos em Ribeirão Preto, MBA em Marketing FGV e Aluno EAD do MBA em Gestão Estratégica USP.

line
line

Um comentário sobre “Comércio Virtual no Facebook? Inspire-se com o Magazine Você.”

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*