Você já conferiu a sua reputação no Google?

18/06/2008
  • Pin It

Certamente você vai se surpreender com os resultados relacionados ao seu nome e existentes nas respostas do Google.

Atualmente há milhares de nomes que podem ser encontrados facilmente nas páginas de respostas dos mecanismos de buscas (SERPS) pois foram citados nos mais variados tipos de sites existentes como blogs, comunidades, fóruns de discussão, publicações acadêmicas, reportagens, etc.

Na medida em que sites como o Google ganham importância no nosso dia-a-dia por nos ajudarem a localizar informações na Internet, é natural que seus usuários passem a utilizá-lo também para consultar as mais variadas informações pessoais…

E como este “histórico virtual pessoal” está disponível a qualquer pessoa, há a possibilidade dos dados serem usados para prejudicar seu proprietário.

Quando seu “histórico virtual” pode interferir na busca pelo emprego?

Segundo a reportagem Empresa limpa reputação on-line de candidatos a emprego, a busca no Google ou em comunidades virtuais pelo histórico dos candidatos à vaga é uma prática freqüente entre os empregadores.

A reportagem alerta que, por conta desta nova prática, os candidatos devem começar a se preocupar com seus os “rastros virtuais” deixados na Internet tanto em questões pessoais como profissionais.

Cita como exemplo uma empresa americana – a ReputationDefender.com – que não só faz uma mapeamento completo das citações dos candidatos, como oferece também um serviço adicional para a “limpeza” das referências desfavoráveis.

Privacidade x reputação on-line

Um detalhe pertinente é que os mecanismos de busca não assumem a responsabilidade pela veracidade das informações copiadas pelos seus boots e, conseqüentemente, não há qualquer filtro ou censura nas SERPS.

Segundo o depoimento de Peter Fleischer (chefe de privacidade do Google), conforme o texto O Google sabe quem você é! mais de 70 % dos países não têm leis claras sobre privacidade e regras claras de proteção de dados on-line.

Você já “googlou” o seu nome ?

Pra você se certificar de quais informações têm circulado sobre você no mundo virtual, sugiro que você “Google” seu nome e se certifique da qualidade das informações disponibilizadas.

O primeiro passo é  você fazer uma consulta no Google digitando seu próprio nome. Não esqueça de usá-lo entre aspas pois está é uma técnica de refinação de buscas na Internet.

Finalizou a pesquisa?  Seguem algumas dicas:

1 – Note a quantidade geral de resultados associados possíveis. Caso haja uma quantidade muito grande de resultados, é provável que você possua uma grande popularidade virtual, algum homônimo ou ainda outros nomes parecidos ao seu que estão influenciando na análise.

2 – Caso você queria saber exatamente onde estão as palavras-chave digitadas dentro do site disponibilizado pela SERP, clique em “Em cash”. Assim o Google irá colori-las automaticamente.

3 – Caso seu nome tenha alguma palavra de origem estrangeira, não se esqueça de selecionar a opção de Páginas do Brasil para segmentar a busca.

E agora ?

Caso você não tenha localizado resultados com o seu nome ou tenha encontrado algo comprometedor, não deixe de ler a coluna Dicas para Administrar Reputações On-line, em que comentarei sobre as formas que você tem para corrigir e se proteger de tal exposição.

Rodrigo Sampaio
Consultor em Publicidade Online

Post Publicado originalmente em: http://www.ribeiraopretoonline.com.br/coluna-rodrigo-sampaio

Rodrigo Sampaio
Autor: Rodrigo Sampaio

Diretor Executivo da Estratégia Digital, Professor de 5 cursos de Marketing Digital e 2 turmas de Facebook Marketing oferecidos em Ribeirão Preto, MBA em Marketing FGV e Aluno EAD do MBA em Gestão Estratégica USP.

line
line

2 comentarios sobre “Você já conferiu a sua reputação no Google?”

  1. Quero parabenizar o Rodrigo Sampaio por este post.

    Realmente, muitos clientes tem me procurado para ajudá-los a "Limpar" o nome em Sites de Relacionanentos, porque foram alertados de que estas páginas "sujas" funcionavam "quase como" uma ficha na polícia.

    Parabéns Rodrigo Sampaio

    Escreva-nos mais !

    1. Nilton, tudo bem ?

      Obrigado pelos elogios…a reputação on-line é um assunto muito sério e que merece todo o cuidado possível. Não só grandes marcas e empresas devem fazer um gerenciamento frequente sobre isso.

      A propósito, volte sempre !

      Assine o nosso RSS ou siga-nos pelo twitter para acompanhar outros posts e novidades.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*