Sua Empresa já está no Facebook?

26/07/2011
  • Pin It

É recomendado pelo Facebook que as empresas não tenham perfis, e sim páginas, as quais podem ser personalizadas. Por meio delas os clientes da marca interagem por meio de fotos, vídeos, discussões e outras formas de comunicação, como: perguntas, elogios e críticas.

Como funcionam as Fan Pages

facebook fan page
A lógica do Facebook é de que as empresas não têm amigos, elas têm fãs, pessoas que se afeiçoam pela marca ou se interessam pelo produto. As páginas possibilitam inúmeras ferramentas que não são disponíveis no perfil. Entre elas:

1. anúncios;
2. aplicativos;
3. customização de abas;
4. eventos para promoções;
5. lançamentos de produtos;
6. etc.

São várias as ferramentas a serem trabalhadas para ganhar notoriedade e ampliar sua presença e audiência na web dentro do Facebook.

Facebook e Empresas

Fan page facebook Santa Emilia

A peça-chave é manter um relacionamento “amigo” com os “curtidores” da fan page, abrindo espaço para seus clientes se expressarem livremente. É importante também disponibilizar um conhecimento mais profundo sobre seus produtos aos interessados em manter este relacionamento interativo.

Facebook + Twitter + Orkut + Site…

facebook marketing

Não se esqueça de divulgar sua presença no Facebook em outros canais  (Twitter, Orkut, seu site), pois ele é a bola da vez que não deve ser visto como uma plataforma de vendas, mas como uma ferramenta para se aproximar e se relacionar com seu público, além de um potencializar sua lucratividade.

Por isso, é necessário que os meios de comunicação web trabalhem juntos.

Como a Empresa deve agir no Facebook

Mantenha uma rotina nas atualizações, abastecendo a página com conteúdo relevante para seus consumidores, fazendo uso de boas estratégias para não se tornar um vendedor explícito. Saiba promover seu negócio espontaneamente e apresente-se como um membro interessante dentro da comunidade, como um formador de opiniões, por exemplo.

O buzz espontâneo gerado por seus usuários é fundamental, visto que as redes sociais e a internet não são mídia em massa. A internet é cada vez mais usada para buscar serviços, produtos e preços, logo é importante ser lembrado e estar sempre presente no meio.

O que não fazer em uma Fan Page

As chances de sucesso crescem quando a marca assume uma postura verdadeira em suas respostas, construindo assim uma fidelização. Elas devem entender os comentários de seu público sobre os serviços e produtos, ao invés de taxá-los como positivos ou negativos.

A pior forma de uma empresa se comportar nas redes sociais é manter-se indiferente às questões levantadas, não respondendo ou apagando comentários negativos. Além de criar um abismo entre ela e seus fãs, gera um sério problema de imagem.

Estar disponível no Facebook é indiscutível e o marketing digital é uma necessidade para manter os negócios bem e aumenta-los.

Você concorda com o texto?
Qual sua opinião sobre as fan pages?

Priscila Lemes

priscila@estrategiadigital.com.br
Social Media Marketing em Ribeirão Preto
www.estrategiadigital.com.br

www.twitter.com/PriscilaLemes7

 

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

line
line

Deixe seu comentario

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>