Como funciona a atuação de uma empresa nas redes sociais

12/03/2010
  • Pin It

Hoje irei falar sobre os itens mais importantes para a atuação das empresas dentro das mídias sociais, trabalho denominado de Social Mídia Marketing.

Muitas empresas acham que devem estar dentro das redes sociais, pois seus concorrentes estão no Twitter ou Facebook, ou por que está na moda.

Pontos que devem ser refletidos antes de tomar alguma decisão

  • O relacionamento “real” (Atendimento Direto – pré e pós-venda -, Call Center) da minha empresa funciona bem?!
  • Estou preparado para ouvir críticas sobre minha empresa/produto?
  • Qual seria o meu objetivo dentro dessas redes sociais?
  • O que posso levar de benefício ao meu cliente?

É importante avaliar esses aspectos, pois para ter uma atuação contínua dentro das redes sociais é preciso que a empresa esteja madura o suficiente para isso, fora do mundo digital e entenda o que se passa dentro do mundo virtual.

Dicas para uma boa atuação nas redes sociais

  1. Separe o seu perfil pessoal do profissional – Para que tenha um relacionamento de excelência, a sua empresa deve ser divulgada com um perfil próprio, onde tenha os dados dela, fotos de produtos/serviços.
  2. Marque sua presença – seu potencial cliente está lá, por isso coloque fotos do seu produto/serviço, da empresa, coloque vídeos, clientes, parceiros, todo conteúdo existente criando interação entre seus clientes, parceiros, membros, e tenha um retorno constante sobre a empresa.
  3. Cada mídia social tem um diferencial para contéudos, o Twitter por exemplo, é divulgação de artigos e notícias através de mensagens curtas, o Flickr disponibiliza criação de albúns com fotos da sua empresa, produtos que você oferece, e congressos e feiras em que ela participa.

    No Blog, pode-se dividir experiências sobre o assunto que domína na área em que sua empresa atua, através de textos. Identifique a que mais encaixa no perfil do seu negócio, antes de fazer um perfil em tudo.

  4. Conteúdo é essencial – como as redes sociais vivem das interações, se não existe conteúdo relevante conseqüentemente as interações também passam a não existir. Se você tem escassez de conteúdo bom, então é hora de por a mão na massa e criá-los. Posts para blogs, podcasts, vídeos, mensagens em grupos relacionados ao assunto de sua empresa.Hoje em dia é muito simples e barato produzir conteúdo, só precisa de um tempo para se dedicar a isso.
  5. Participação – Estar nas redes sociais, é saber ouvir tudo criíticas e elogios. Não se pode ignorar comentários negativos !Você deve sempre dialogar e e propor soluções para a crítica dos membros de sua rede. Nunca apague comentários negativos ou ignore-os!Dê uma atenção especial, pois os casos negativos podem se tornar positivos quando bem solucionados.
  6. Andamento – O acompanhamento é primordial, é difícil gerenciar o que não se pode medir, e nas mídias sociais isso é realmente difícil, mas você pode acompanhar, investigar, e monitorar. Números, como a quantidades de comentários de um post, podem dizer se ele foi bem aceito ou não, o sentimento que ele gerou nas pessoas. A quantidade de pessoas que estão aderindo e se interessando pelo seu perfil, também pode mostrar dados como a aceitação de sua marca perante o consumidor.

Lembre-se, a geração de conteúdo é extremamente importante, e o trabalho dentro de Social Mídia Marketing, é algo que deve ser planejado e estruturado, para que atinja os resultados esperados. Ter consciência que estes resultados são de médio a longo prazo, e que além de elogios e possibilidade de negócios, a empresa está sujeita à críticas.

A transparência com os clientes é um tópico extremamente importante, pois é assim que as pessoas passam a ter identificação com a marca, e se tornam embaixadores, fazendo com que ela tenha um alto alcance de reconhecimento entre o público.

Se você acha que sua empresa está preparada para fazer este tipo de marketing digital, e  investir em Social Mídia Marketing, procure uma agência digital, que possa oferecer total suporte para as ações dentro das redes sociais.

Autora: Ana Madeira – Analista de Mídias Sociais

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

line
line

2 comentarios sobre “Como funciona a atuação de uma empresa nas redes sociais”

  1. Dolphin é a mais robusta solução em rede social já desenvolvida, é uma plataforma open source que permite, recursos robustos como post de vídeos e áudio ilimitados, personalização de perfil completo, todos os recursos de redes sociais como Orkut e Facebook, e está sendo usada por mais 91437 empresas ao redor do mundo, e graças a um parceria entre a DiamondWeb e a Boonex.

    Muito em breve a DiamondWeb disponibilizara para seus clientes uma versão exclusiva com idioma 100% em português.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*