Migrou um perfil para página no facebook e as interações sumiram? Use o Facebook Ads!

08/12/2011
  • Pin It

O começo deste post merece uma reflexão:

Se na guideline do facebook há uma “orientação” para que as empresas possuam páginas e fãs ao invés de perfis e amigos, porque o próprio facebook não elimina essa possibilidade e elimina esse “erro” de uma vez?

A resposta para esse questionamento eu não tenho, mas o fato é que os profissionais da área e as marcas desavisadas precisarão lidar com a necessidade de corrigir esse “erro” cedo ou tarde.

Apesar de haver a possibilidade de fazer a migração, meu foco não é orientar quanto a isso. Já existem posts bons sobre a migração de perfis para fan pages. Gostaria de “somar” ao comentar sobre a queda nas interações que acontecem com os “novos fãs” dos clientes após ter finalizado a migração.

migracao-perfil-pagina-facebook

Migração de perfil para fanpage no facebook

O alívio gerado pelo fato de que os amigos foram automaticamente convertidos em fãs foi momentâneo. Durou alguns dias apenas. A preocupação voltou à tona, pois os “curtir”, “compartilhar”, “comentários” e tudo relacionado diminuiu na ordem de 70 a 80%.

Confesso que já gastei um tempão refletindo sobre isso. Cheguei até a perguntar em um grupo do facebook chamado social media interior se outros profissionais também haviam enfrentado esse problema.

A única hipótese que me veio à mente e que talvez explique isso está relacionada à essência do edgerank.

Breve explicação sobre o edgerank 

Sabe-se que esse é um algoritmo do facebook que faz com que as publicações dos perfis e fanpages apareçam nos murais dos amigos ou fãs que mais interagiram com eles.

edgerank

Para ilustrar esse conceito é simples: pense se você visualiza com frequência em seu mural as postagens de um amigo esquecido, que você aceitou o convite numa data remota e nunca mais se lembrou dele no facebook.

Por conta disso, o edgerank seu para com esse esquecido amigo é baixo e faz com que o facebook não entregue as publicações sempre entre vocês no feed de notícias.

Realmente as interações com os novos fãs diminuíram. E agora ?

Como as páginas/fã pages não podem ir até perfil dos seus fans para puxar conversa devido a restrições do facebook, essa prática que alguns profissionais de social media adoram fazer precisa ser deixada de lado.

Há três dicas para tentar normalizar essas interações:

Dica 1

Crie um perfil em nome de algum funcionário da empresa. Este atuaria como um “personagem” da história e faria o papel de inserir nos murais dos “fans inativos” as publicações da página da marca em questão, ou seja, puxar conversa. Se o conteúdo for bom, é provável que não apenas estes mas outros acabem fazendo as interações para que o edgerank saia do zero.

Dica 2

Outra possibilidade seria buscar fãs novos, mas para isso são necessárias outras estratégias que podem ficar para outro post.

Dica 3

Essa é a melhor opção na minha opinião!

Há tempos o Facebook oferece a opção de as marcas anunciarem produtos, serviços e postagens apenas os fãs das marcas pelo Facebook Ads. A novidade é que recentemente, o mesmo abriu a possibilidade de todas as postagens serem feitas automaticamente. Ou seja, se a marca publicar 5 posts num determinado dia, a ferramenta publicará de forma patrocinada e automática os mesmos posts só para os fans.

Pela minha experiência, essa é uma excelente prática visto que o preço do clique não chegou a R$ 0,15!

Confira os resultados gerados para um cliente.

como melhorar o edgerank?

Gostou? As dicas foram boas ou ruins?

Deixe a sua opinião.

Obrigado

Rodrigo Sampaio
@estrategiadig

Rodrigo Sampaio
Autor: Rodrigo Sampaio

Diretor Executivo da Estratégia Digital, Professor de 5 cursos de Marketing Digital e 2 turmas de Facebook Marketing oferecidos em Ribeirão Preto, MBA em Marketing FGV e Aluno EAD do MBA em Gestão Estratégica USP.

line
line

5 comentarios sobre “Migrou um perfil para página no facebook e as interações sumiram? Use o Facebook Ads!”

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*