Google foi categórico: sites rápidos são privilegiados!

06/06/2009
  • Pin It

Sabe-se que o Google aprimora constantemente os fatores responsáveis pelo posicionamento dos sites nas suas respostas, sejam estes links patrocinados (adwords) ou links gratuitos (orgânicos).

O motivo que me fez retomar este assunto desta vez foi o post Introducing Page Speed publicado em 03/06/09 no Webmaster Central Blog do Google que “estimula” as empresas de desenvolvimento de sites a criarem sites rápidos.

Tecnicamente falando, a ferramenta Page Speed é um complemento ao plugin Firebug do navegador Mozilla Firefox que indica ao web design as características que devem ser melhoradas seja no tamanho das imagens, Javascript ou CSS.

Apesar de já existirem outras ferramentas semelhantes, a novidade neste caso é que o Google foi categórico ao afirmar que “Fast is better than slow”.

Tempo de carregamento de sites também influência no adwords

Outro exemplo mais antigo, é o post Landing page load time now affects keywords’ Quality Scores do Google Adwords Blog que informou sobre a incorporação desta “informação” ao índice de qualidade das palavras-chave das campanhas do adwords.

Ou seja, o princípio do “Fast is better than slow” também garante que os sites mais rápidos paguem menos pelos cliques recebidos no sistema de links patrocinados do Google (adwords).

Como testar o tempo de carregamento dos sites?

Basta acessar o site pingdom.com e inserir a URL do site no campo em destaque.

A orientação geral é que os sites não demorem mais do que 13 segundos para carregar a sua página principal.

Caso este seja o seu caso, procure uma hospedagem para o seu site com mais banda e uma empresa de criação de sites que respeite os padrões W3C, acessibilidade e de otimização de sites.

Rodrigo Sampaio
Autor: Rodrigo Sampaio

Diretor Executivo da Estratégia Digital, Professor de 5 cursos de Marketing Digital e 2 turmas de Facebook Marketing oferecidos em Ribeirão Preto, MBA em Marketing FGV e Aluno EAD do MBA em Gestão Estratégica USP.

line
line

Deixe seu comentario

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>