Acabou de publicar seu site? Veja o que fazer para aumentar o número de acessos

04/10/2012
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Diferentemente dos primórdios da Internet, hoje em dia está cada vez mais difícil gerar tráfego qualificado para sites, principalmente se eles são novos ou foram recentemente publicados. Veja porque:

Enfrentando dificuldades com sites antigos e concorrência

Parte da dificuldade encontrada por sites recém-criados em conseguir um maior número de visitantes se dá pelo elevado número de sites concorrentes, que competem por relevância de termos e palavras-chave segmentadas. Diariamente, centenas ou milhares de sites são criados e publicados na web, inflando os resultados de buscas por empresas dos mais diversos segmentos.

concorrencia na internet

Outro fator que dificulta a alavancagem do seu novo site nos mecanismos de busca é o desfavorecimento frente a sites que já estão no ar a mais tempo. Sites antigos são mais favorecidos pelo Google, Yahoo e Bing do que sites novos, justamente por já terem um page rank melhor e uma grande variedade de conteúdo (e se este conteúdo for de qualidade, então esses sites antigos apresentarão uma colocação ainda mais privilegiada nos resultados de pesquisa).

Como gerar tráfego qualificado para seu novo site

Uma boa maneira de gerar tráfego qualificado para o seu site, seja ele antigo ou recém-publicado, é investir verba publicitária em estratégias de Marketing Digital, como por exemplo Links Patrocinados do Google (Google Adwords), em que você paga para aparecer entre os primeiros resultados da SERP.

google-adwords

Mas suponhamos que você ainda não tenha uma boa verba para investir em Marketing Digital, como fazer para que seu site seja indexado mais rapidamente?

É aqui que entram as técnicas de SEO! Confira como alinhar estratégias de Marketing Digital com técnicas de SEO, e aplica-las ao seu novo site:

Dica 1 – Disponibilize Conteúdo Relevante

Proporcionar um conteúdo constante e revelante a seus leitores os manterá em estado de prontidão, aguardando por suas novas notícias e postagens. Já falamos um pouco sobre isso no post “Como conquistar leitores fiéis para o seu blog“. Em estratégias de SEO content (SEO de Conteúdo), o conteúdo é rei!

conteudo rei

Um bom material, quando publicado com certa frequência, pode ser um dos capacitadores de uma gradual elevação do seu site nos resultados de busca do Google, e da mesma forma, um conteúdo desinteressante e postagens com espaçamentos de tempo muito grande podem ser os motivos para altas taxas de rejeição do seu site.

Dica 2 – Selecione as melhores Palavras-chave

Seja na composição de textos para postagens, ou em textos institucionais, a escolha das palavras-chave corretas é de suma importância para o SEO do seu site. Tenha em mente que o internauta chegará ao seu site (ou blog) pesquisando pelas palavras-chave que mais remetem aos assuntos das quais você trata, e dessa mesma forma, ele também será apresentado aos sites e blogs dos seus concorrentes, portanto, seja criterioso na escolha de suas palavras-chave.

Palavras-chave

Como dica, comece adicionando palavras-chave mais gerais nos textos do seu site, como por exemplo o nome da sua empresa, os produtos que você oferece e até a localização da sua empresa. Depois disso, pense em palavras-chave mais específicas, pois estas são as que farão diferença quando o internauta estiver procurando pelo seu site.

Dica 3 – Envie Sitemaps regularmente

Sitemaps são arquivos no formato XML, que tem por objetivo servir de “conteúdo para verificação” pelos robôs dos sites de busca (Google, Yahoo, etc..). Através de um sitemap é possível informar a esses robôs quantas e quais são as páginas existentes no seu site.

O envio de Sitemaps através da ferramenta Google Webmaster Tools é o passo mais rápido para que o Google saiba exatamente quais links do seu site acessar, diminuindo a possibilidade de alguma página do seu site não ser indexada. Para criar um Sitemap, acesse aqui.

Dica 4 – Consiga Links Externos

Mesmo que inicialmente seja apenas um, é importante conseguir links externos que levam ao seu site. Por mais que você atenda aos passos anteriores, pode ser que leve um tempo até o Google começar a mostrar seu site nos resultados de pesquisa.

construção de links

Para saber se o seu site está indexado ou não, pesquise da seguinte forma: site:http://seusite.com.br
Caso ele não tenha sido indexado ainda, tente conseguir ao menos um link externo de um site confiável, e se possível, antigo.

Este primeiro e único link externo pode parecer pouco, mas representará muito para o SEO do seu site, pois não só o ajudará a ter uma melhor indexação, como também levará os primeiros leitores vindos de buscas orgânicas ao seu site.

Conclusão

Finalizando, podemos concluir que as SERP do Google (parâmetros de pesquisa) hoje em dia estão muito mais criteriosas do que antes, portanto inovações contínuas referentes ao conteúdo do seu site valorizarão muito o desempenho do posicionamento dele em mecanismos de busca.

E aí, o que achou do post? Aplique algumas dessas estratégias de SEO no seu site e depois conte-nos os resultados nos comentários abaixo.

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

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