Como se proteger das falsas promessas na publicidade on-line?

30/04/2008
  • Pin It

Caro leitor, dias atrás escrevi sobre algumas maneiras de monetização de sites através da venda de espaços para anunciantes. Lembrei-os ainda que esta pode ser uma fonte de renda promissora, desde que este trabalho seja feita por um profissional.

Hoje, irei alertá-los para uma prática enganadora e perigosa de publicidade on-line que está sendo oferecida aqui em Ribeirão Preto (são paulo) por webdesigners que iludem empresários com falsas promessas de visibilidade na Internet.

Um exemplo real de falsa promessa de publicidade on-line

Nesta semana, ao fazer compras numa Pet Shop localizada num ponto nobre daqui de Ribeirão Preto, tive a curiosidade de perguntar ao proprietário se o estabelecimento tinha algum site  e se era feito algum trabalho de divulgação on-line do mesmo.

Confesso que fiquei chateado !

Não pelo fato dele ter afirmado que não possui site, mas pela audácia de uma das muitas propostas que ele recebe semanalmente.

Para evitar polêmicas, não irei divulgar o domínio e o nome da “profissional”  em questão, mas o fato é que ele se propunha a divulgar a Pet Shop num “portal” próprio com a garantia de que a loja seria encontrada no topo da primeira página do Google.

O argumento comercial era que o proprietário da Pet Shop não precisaria investir num site próprio desde que ele pagasse a “mensalidade” de R$ 160,00.

O detalhe era que até havia auma validade da proposta comercial visto que o “portal” estava em construção e o preço era  “promocional”.

Leigos X Profissionais da web

Para qualquer pessoa que não conheça publicidade on-line e técnicas de visibilidade de sites, a proposta acima seria muito interessante pois a Pet Shop seria divulgada na internet por um ínfimo valor, certo ?

Porém, definitivamente não é assim que a publicidade digital  funciona!!!

O Google possui critérios próprios para determinar a seqüência dos sites que serão disponibilizados e, dessa forma, é necessário respeitar a um conjunto de padrões técnicos para ter seu site “beneficiado”.

Dessa forma, seria improvável que o anúncio da Pet Shop ganhasse destaque no Google estando cadastrado num site novo e que, muito provavelmente, não possuiria estas características.

Logo, qualquer tipo de investimento nesse sentido se tornaria prejuízo, visto que não proporcionaria resultados.

Diretório de sites

O estilo de publicidade on-line proposto ao dono da Petshop foi substituído gradualmente pela forma de pesquisa atual (Google). Há centenas de diretórios de sites que também possuem esse perfil… ironicamente, muitos destes podem receber cadastros gratuitamente!

O motivo é que os internautas passara a pesquisar diretamente no Google visto que as suas respostas são definitivamente mais fáceis de serem feitas e relevantes.

Perfil do webdesigner X empresários

Com o crescimento da “cultura de Internet” no Brasil, surgem os webdesigners que oferecem “soluções mirabolantes” na ânsia de ganhar dinheiro fácil. Do outro lado, há também um enorme contingente de empresários que desconhecem a Internet e que, por isso, são facilmente iludidos…

Como resultado podemos encontrar no mercado de criação de sites uma baixa qualificação de webdesigners que, ao canabalizarem os preços vendendo seus trabalhos por preços ínfimos, denigrem a sua própria “profissão” causando uma péssima impressão profissional.

Teste rapidamente a veracidade de uma proposta como essa !

Caso você seja abordado com alguma proposta igual a essa, teste 123e em apenas 2 passos se vale a pena fazer o investimento:

1 – Descubra o nome de alguma outra empresa que já fez esse tipo de publicidade
2 – Acesse o google, digite as palavras-chave descritivas sobre a área de atuação dela e veja se ela aparece no topo da resposta.

Caso ela não apareça no topo da primeira página do Google, não se deixe enganar !

Boa sorte e até a próxima semana.

Rodrigo Sampaio
Consultor de Web Marketing

Publicado originalmente em http://www.ribeiraopretoonline.com.br/rodrigo-sampaio

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

line
line

Um comentário sobre “Como se proteger das falsas promessas na publicidade on-line?”

  1. Belo texto descrito pelo administrador do blog, "abrindos os olhos" de muitos empresários que desconhecem tal informação..

    É isto ai Rodrigo Sampaio..

    "Por uma internet nova"…..Souza Site…

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*