Problemas e soluções para anunciar uma sex shop no adwords

27/12/2008
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Confesso que perdi alguns fios de cabelos há uns meses quando pela primeira vez me confrontei com as proibições na veiculação de conteúdo adulto no adwords para uma sex shop daqui de Ribeirão Preto (são paulo).

Fiz a seleção das palavras-chave que inicialmente iriam acionar as campanhas através da pesquisa na keywords tools do google e uma análise junto aos concorrentes (orgânicos principalmente).

Meu cliente optou por anunciar apenas no Google os três produtos com maior potencial de vendas no momento. Redigi os vários anúncios focando os preços agressivos e o “desconto vitalício” para compras repetidas. O tráfego foi direcionado para as landing pages relacionadas.

Pela minha experiência, eu já esperava uma censura do adwords em relação às keywords devido ao seu real vínculo com o “conteúdo adulto”.  Já havia até explicado essa possibilidade para o meu cliente e, como segunda estratégia, já havíamos selecionado alguns sites da rede de conteúdo para serem usados na segmentação de canais.

E o problema com o adwords começaram…

Eu esperava um bloqueio generalizado afinal de contas “a regra é clara”…mas na prática não foi isso que aconteceu!

Nos primeiros dias, surpreendentemente, houve uma quantidade bem razoável de cliques pois a maioria das palavras-chave não foi bloqueada…

Como é praxe no início das campanhas em links patrocinados eu adicionei algumas variações (long tail) e alterei as que estavam bloqueadas.

Num segundo momento, continuei confuso pois houve uma inversão no filtro proibitivo. Dessa vez, o grupo de palavras-chave que estava liberado não o estava e vice-versa.

Ao longo de 30 dias, fiz uma série de testes mas as inconsistências continuaram acontecendo. Dependendo do modo que o adwords classificava os anúncios, os resultados eram diferentes.

Vale lembrar que procurei respostas no fórum do adwords e na central de aprendizagem do adwords. Tentei também contato pela minha MCC, mas, infelizmente, as respostas eram evasivas e apenas copiavam as definições das políticas que eu já sabia…

A necessidade de uma solução rápida naquele momento era crítica, pois eu não conseguia justificar o fato do meu cliente ter gasto apenas 40 % do limite orçanentário no período. Como ele impôs publicar apenas na rede de pesquisa do Google eu precisava de alguma saída…

Troca de estratégia no Adwords

Passei a divulgar então o site em detrimento dos produtos eróticos e as palavras-chave foram substituídas pelas abaixo…

via-seducao-sex-shop-palavras-chave

Dessa forma, a campanha passou a “fluir” naturalmente e o seu bom CTR já começa a possibilitar uma queda no custo do clique (CPC).

via-seducao-ctr-adwords1

Conseqüências ruíns para os potenciais cliente da sex shop

Com o uso de palavras-chave genéricas, todo o tráfego passou a ser direcionado para a página principal e, infelizmente, a indicação de segmentar ao máximo através de landing pages únicas teve que ser deixada de lado.

Vale ressaltar até a orientação do próprio adwords:

…escolha um URL de destino que promova exatamente o produto ou serviço que o seu público-alvo está procurando, ao invés da sua página inicial habitual. Geralmente é mais eficaz direcionar os usuários imediatamente para uma página de destino na qual eles tenham mais interesse…

Para os potenciais clientes, o problema existe na necessidade do mesmo em procurar o produto erótico desejado dentre os 2.500 itens cadastrados. Já para o meu cliente, espera-se uma taxa menor de conversão em vendas pois muitos internautas acabam se “perdendo” ou desistem no momento das buscas…é por isso que a usabilidade é extremamente importante!

Conclusão

Devido a essas restrições do adwords em relação ao conteúdo adulto, fui obrigado a usar uma estratégia que se mostra menos eficiente comercialmente para garantir que a publicidade acontecesse…

Nesse contexto, mais uma vez, os links orgânicos proprorcionam maiores vantagem visto que não estão sujeitos a esse policiamento. Como poucas pessoas conhecem ou usam SafeSearch, um trabalho de otimização de sites ainda continua sendo a melhor opção na minha opinião.

Façam comentários e deixem as suas opiniões!

Rodrigo Sampaio
Autor: Rodrigo Sampaio

Diretor Executivo da Estratégia Digital, Professor de 5 cursos de Marketing Digital e 2 turmas de Facebook Marketing oferecidos em Ribeirão Preto, MBA em Marketing FGV e Aluno EAD do MBA em Gestão Estratégica USP.

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3 comentarios sobre “Problemas e soluções para anunciar uma sex shop no adwords”

  1. Excelente matéria! Já penei com isso também, as veszes restringia e as vezes não… Só é lamentável essa diferença ão explicada entre as páginas do mesmo segmento, a não classificação de adulto dos concorrentes os colocam em situação totalmente favorável…

  2. Seus comentários sao exatamente os meus problemas, mas note que a regra NÃo se aplica a todos, isso ninguém explica…

    Abração.

    Leo

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