O registro de domínios para Pessoa Física é uma boa opção?

14/05/2008
  • Pin It

Na coluna da semana passada, comentei sobre o procedimento básico para o registro de domínios de sites no Brasil junto ao órgão responsável – Registro.br.

Hoje irei comentar sobre uma modificação recente que permite a “compra” de domínios comerciais (.com.br) para pessoas físicas.

Esta modificação somente vem regularizar uma prática que sempre existiu, mas que proporcionará a perda de privacidade ao permitir que qualquer internauta consulte alguns dos principais dados das pessoas que comprarem domínios comerciais através do seu CPF.

Procedimento padrão – Registro de domínios

A compra de domínios comerciais sempre esteve condicionada à apresentação de um CNPJ ativo da empresa, que era informado para órgão responsável – Registro.br.

Já para a pessoa física, esta compra só era possível quando a pessoa apresentava o seu CPF.

Apesar dessa diferenciação, sempre houve no Brasil a prática da compra de domínios comerciais por pessoas físicas. Isso era feito para que suas marcas fossem protegidas, já que nenhum autônomo gostaria de ver um domínio “igual” ao seu sendo usado por uma outra empresa (ás vezes, até um concorrente !).

Ou seja, este era um cuidado institucional que a empresa tomava.

Assim, as empresas compravam seus domínios comercias (embora não os utilizasse), além dos específicos às suas áreas de atuação.

Diante desta prática corrente, começou a haver uma inconsistência muito grande no banco de cadastros do Registro.br que passou a apresentar uma base considerável de domínios utilizados por pessoas físicas relacionadas à CNPJs “emprestados”.

E agora, como será o registro de domínios para pessoas físicas ?

Desde 01/05/2008, é possível fazer o registro de domínios comerciais para pessoas físicas através do CPF próprio.

Indiscutivelmente, essa prática irá facilitar a vida de qualquer pessoa física que queira colocar seu site no ar, colaborando para a solução dessa inconsistência ao já que os registros do Registro.com passam a ser mais organizados e consistentes.

Novos problemas criados

Infelizmente, conforme alertado por SAIT no seu blog através do texto Perigos de Registrar .com.br com CPF,  um novo problema foi gerado com esta atuação – a quebra da privacidade das pessoas físicas – pois seus nomes completos, tefefone, endereço, e-mail e CPF passam a ser publicamente expostos na Internet.

Segundo a SAIT, é possível fazer compras e contratar serviços pela própria Internet utilizando exatamente estes dados. “Bastaria que alguma pessoa mal intencionada os copiasse na página que informa estes dados no Registro.br (chamada Who is) e que os utilize com “má fé”.

Ele menciona ainda que problemas como esse já aconteceram anteriormente e que houve algumas alterações no site do Registro.br impossibilitando que os “robôs espiões” copiassem os dados automaticamente.

E agora ?

Na minha opinião, o Registro.br ajudou por um lado mas complicou de outro…

Devido a sua importância no gerenciamento dos domínios no Brasil e na manipulação de dados pessoas de milhares de pessoas, o Registro.br deveria continuar exibindo apenas os dados básicos para os domínios comerciais cadastrados para pessoas físicas com CPFs.

Enquanto isso não for regularizado, é bom você tomar cuidado porque os “pilantras on-line” continuarão agindo !!

Até a próxima !

Rodrigo Sampaio
Consultor de web marketing

Publicado originalmente em http://www.ribeiraopretoonline.com.br/coluna-rodrigo-sampaio

Rodrigo Sampaio
Autor: Rodrigo Sampaio

Diretor Executivo da Estratégia Digital, Professor de 5 cursos de Marketing Digital e 2 turmas de Facebook Marketing oferecidos em Ribeirão Preto, MBA em Marketing FGV e Aluno EAD do MBA em Gestão Estratégica USP.

line
line

3 comentarios sobre “O registro de domínios para Pessoa Física é uma boa opção?”

  1. E uma dúvida Rodrigo, estou montando um site mas com domínio registrado em pessoa física, após algum tempo eu posso muda lo para pessoa jurídica?

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*