Você sabe qual é o procedimento para o registro de um domínio?

07/05/2008
  • Pin It

Nas minhas últimas colunas, comentei sobre a visibilidade de sites no Googe, Adwods (links patrocinados do google) e monetização de sites que ao serem bem trabalhados, podem promover a marca da sua empresa através da publicidade on-line.

Hoje, irei orientá-lo sobre o procedimento para o registro de um domínio.

Domínio de um site

É um nome que identifica os computadores na Internet e foi concebido para facilitar o manuseio de sites ao substituir uma sequência grande de números.

Ele é composto por quatro partes. Confira no exemplo abaixo:

http://www.ribeiraopretoonline.com.br

1 – http://www = Identificador do ambiente web
2 – ribeiraopretoonline = nome da domínio
3 – .com = tipo de domínio
4 – .br = domínio no Brasil

Identificador do ambiente web e a localidade do domínio são praticamente padrões no Brasil e você não precisará ter cuidados quando for registrar o domínio para a sua empresa.

Entretanto, o tipo de domínio precisa condizer com as atividades da sua empresa. No Brasil, usamos em 95 % dos casos o “.com” que denota atividades comerciais.

Caso você queria consultar a relação completa, clique aqui.

Já o “nome” do domínio necessariamente deve ser o mesmo do nome da empresa proporcionando um caráter institucional ao site.

Veremos na próxima coluna que há técnicas de visibilidade no google que podem beneficiar os sites cujo domínio possui as palavras-chave relacionadas às atividades da empresa, ao invés do seu próprio nome como no exemplo acima.

Como registrar um domínio ?

Antes de tudo é necessário consultar a sua disponibilidade junto a empresa responsável – Registro.br. Caso ele esteja “livre”, você deverá preencher um cadastro informando o seu CNPJ ou CPF, e-mail do responsável e ainda um DNS válido.

Este DNS deverá ser informado por uma empresa de hospedagem de sites e garantirá que haja a comunicação entre o seu site e o servidor dela.

O Registro.br irá conferir a veracidade dos dados e não havendo problemas, você poderá pagar a taxa anual de R$ 30,00.

Apenas após a confirmação deste pagamento, o Registro.br entende que o domínio escolhido pertence a você !

Consultei o domínio que me interessa e descobri que ele já possui um dono. E agora ?

Você pode tentar comprá-lo do seu atual proprietário. Há inúmeros casos de valores altíssimos envolvendo a venda de domínios…

O domínio de meu interesse possui um ticket com o status de “aguardando documentação”. O que seria isso?

Há alguma pendência impossibilitando a finalização do cadastro pela empresa que fez a reserva anteriormente. Mesmo assim, aconselho você a entrar na “fila” através de uma solicitação própria pois no caso de desistência ou expiração do prazo determinado pelo Registro.br, você será favorecido.

Registro de domínios X publicidade on-line

O procedimento para o registro de um domínio é fácil e rápido. Porém, há muitas possibilidades dentro desse procedimento relacionadas ao web marketing que serão abordados na próxima semana e que farão a diferença no sucesso da sua empresa na Internet.

Até a próxima !

Rodrigo Sampaio
Consultor de publicidade online

Publicado originalmente em: http://www.ribeiraopretoonline.com.br/coluna-rodrigo-sampaio

Rodrigo Sampaio
Autor: Rodrigo Sampaio

Diretor Executivo da Estratégia Digital, Professor de 5 cursos de Marketing Digital e 2 turmas de Facebook Marketing oferecidos em Ribeirão Preto, MBA em Marketing FGV e Aluno EAD do MBA em Gestão Estratégica USP.

line
line

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*