Social Media Optimization, SMO, Media Social e Marketing Social. Como usar a seu favor

08/05/2012
  • Pin It

Social Media Optimization (SMO). O que é?

Social Media Optimization (SMO) é um termo que foi inventado por Rohit Bhargava e desde então vem assumindo vida própria.

Social Media Optimization Media Social  SMO Marketing Social

Em sua introdução ao SMO, Rohit faz comparações semelhantes ao SEO. Táticas utilizando o SMO podem levar grandes quantidades de pessoas para um site/blog e também pode determinar se o seu site, ou uma ideia vai dar certo ou não.

Trata-se de direcionar o tráfego para um site através de canais sociais, porque os motores de busca como o Google não são os únicos sites que mandam grande tráfego para os sites institucionais das empresas.

Media Social e Marketing Social com SMO

Embora ainda não seja assumidamente SEO, SMO tem o potencial para um dia vir a ser comparado.

Antes de tudo “mídia social” é um chavão que foi descoberto muito “recentemente”.

Mas o que exatamente isso realmente significa?

Wikipedia descreve as mídias sociais como …

“As ferramentas online e plataformas que as pessoas usam para compartilhar opiniões, idéias, experiências e perspectivas com o outro. A mídia social pode assumir muitas formas diferentes, incluindo texto, imagens, áudio e vídeo. Populares meios sociais incluem blogs, fóruns, podcasts, wikis, e vlogs.”

Twitter, Facebook, Youtube como Social Media Optimization

Pois bem, além disso, a mídia social pode ser considerada qualquer coisa que possa ajudar a construir uma comunidade para reunir as pessoas em torno de um assunto. Sites como Twitter, Facebook e YouTube se encaixam nisso. Estes são todos os sites que podem agora ser utilizados como locais para colocar para fora a sua mensagem de marketing.

google e redes sociais smo social media optimization

Difusão de mensagens através de posts e motores de busca de blogs também se encaixam no conceito. É tudo sobre como fazer algo fácil de espalhar, o que, aliás, costumava ser chamado de boca-a-boa.

Mas lembre-se: você não pode forçar SMO. Isso é marketing atração, não é empurrar a sua mensagem de marketing para alguém a qualquer custo.

SEO e SMO. Diferença e metas

Em SEO você está tentando fazer um site visível nos motores de busca. Quando falamos de SMO, será que é realmente tão simples para definir como fazer o seu site visível nas mídias sociais?

Será que isso implica de qualquer forma possível e incluir a compra de banners no Facebook por exemplo?

SMO SEO google midias social

Rohit define as metas como…

O conceito por trás SMO é simples: implementar mudanças para otimizar um site/blog para que ele seja mais facilmente achado, mais altamente visível em pesquisas de mídia social em motores de busca personalizados (como o Google) e mais frequentemente incluídos nos cargos relevantes em blogs, podcasts e vlogs.

Então assim, chegamos a dicas básicas de Social Media Optimization.

Social Media Optimization – 5 Dicas básicas

1- Aumente sua “linkabilidade”, ou seja, sempre que postar algo no Facebook ou no Twitter, tente sempre mandar o seu público pra seu site/blog.

2- Ajude a circulação do conteúdo, ou seja, quanto mais gente compartilhar seu conteúdo, mais relevante ele será.

3- Seja útil para as pessoas que acompanham suas redes sociais, mesmo que elas não te ajudem (mandando conteúdo por exemplo).

4- Participe. Junte-se à conversa. Social Media é uma via de mão dupla, não vamos esquecer isso. Ao conversar com a comunidade que está a criar consciência e prolongar o buzz, você está gerando relacionamento e possíveis novos acessos. Isso geralmente resulta em um efeito bola de neve. Participar ajuda a sua mensagem se espalhar ainda mais e mais rápido.

5- Crie conteúdo. Existem certos tipos de conteúdo que são mais facilmente espalhados socialmente. Não importa a indústria que se você encontra e se os produtos que você vende são chatos, há sempre algum tipo de conteúdo que pode ser criado, que vai funcionar. Seja na criação de widgets, fazer as pessoas rirem, ou escrevendo um guia de ajuda e dicas. Saiba que tipo de conteúdo você pode trabalhar, crie, e divulgue-o.

Social Media Optimization Media Social  SMO Marketing Social SEO

Enquanto otimização de mídia social está se tornando muito importante e crescente, você não pode esquecer do bom e velho SEO. Google, Bing e Yahoo ainda geram quantidades maciças de tráfego e você não pode ignorá-los. SMO é sobre alavancar novas mídias e emplacar mais acessos e sucesso.

Eu espero que este post incentive o debate e dúvidas que se desenvolvem a partir de SMO.

Como Rohit diz …

“Há muitas outras “regras” e técnicas que estamos começando a descobrir como essa idéia que se torna mais sofisticada. Enquanto isso estamos sempre à procura de novas idéias em Social Media Optimization para incentivar o desenvolvimento ainda melhor.”

E você, qual é a sua opinião? Deixe nos comentários.

AH! E não esqueça: compartilhe este post pra ajudar nosso SMO rs \o/

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

line
line

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*