ROI em Social Media Marketing?

29/06/2010
  • Pin It

Foi um show !

A palestra do  Marcelo Coutinho (@mcoutinho) no último dia do Social Media Brasil foi muito bom !

Ele afirmou que os “culpados” pela baixa participação da internet no bolo publicitário são os próprios profissionais da área pois não conseguem falar a “língua dos anunciantes”.

Como não conseguimos definir um provável ROI para as ações de social media marketing por exemplo, os veículos e anunciantes tendem a não usar este tipo de mídia em suas ações pois não são “cabem” nas suas formas de análise e acompanhamento.

investimento em social media marketing

Confesso que seu ponto de vista é extremamente interessante e inovador.

Num polêmico post meu blogado dias atrás sobre esse assunto, não houve comentários mencionando esse ponto de vista. Interessante né?

Porém, infelizmente, Marcelo Coutinho afirmou que ainda não há um modelo “pronto” de cálculo de ROI para as redes sociais apesar de sabermos da sua importância na economia tradicional.

Ele disse ainda que “todo mundo” está aprendendo (ou querendo aprender) SMM e testando o melhor “cálculo” através de uma série de hipóteses que misturam alguns conceitos já usados na mídia “tradicional”, com os da web analytics e os específicos das redes sociais.

Importância de objetivos claros na hora de mensurar o ROI para ações de nas redes sociais

Segundo Coutinho, a definição e categorização dos objetivos das ações de social media marketing (SMM) pelas agências é imperativo e precisa ser clara na hora de refletir sobre o ROI.

Como ilustrado na imagem abaixo, o grupo de pesquisa de redes sociais digitais que o Coutinho gerencia na  FGV separou em 4 grupos os tipos de objetivos de social media marketing.

social media marketing

O objetivo desse slide foi afirmar que para cada um dos grupos (cores diferentes) citados acima, existem as ações diferentes e consequentemente devem ser usadas métricas e conceitos também diferentes para a elaboração do ROI.

Já no final da sua apresentação, Marcelo Coutinho fez algumas sugestões de métricas para alguns objetivos básicos de ações.

São eles:

objetivo 1 – Retorno financeiro para Social Media Marketing (ROI)

  1. Aumento de vendas
  2. Aumento nas recomendacões de compra
  3. Redução no custo no atendimento
  4. etc

objetivo 2 – Gestão de reputação para Social Media Marketing (ROI)

  1. Análise de credibilidade (positivo, neutra, negativa) dos internautas
  2. Imagem e atributos da marca
  3. etc

objetivo 3 – Interação para Social Media Marketing (ROI)

  1. Quantidade de leitores e seguidores
  2. Tráfego gerado
  3. Número de posts e comentários
  4. etc

objetivo 4 – Marketing de Conteúdo nas redes sociais (ROI)

  1. Adequação
  2. Favorabilidade
  3. Atualização
  4. Negatividade

Finalizando, Coutinho disse que ainda não sabe ainda quais são os melhores critérios para as redes sociais e que é prematuro apontar o “melhor caminho” nesse turbilhão de mudanças que estamos vivendo atualmente devido ao poder que a internet possibilitou aos internautas.

Porém, a certeza é que estes precisam complementar os critérios usados atualmente no cálculo do ROI…o importante nesse momento é que cada agência defina os critérios próprios e que vá acompanhando-os historicamente.

O que vocês acharam ?
Concordam ?
Discordam ?

Rodrigo Sampaio
@rodrigosampa

Rodrigo Sampaio
Autor: Rodrigo Sampaio

Diretor Executivo da Estratégia Digital, Professor de 5 cursos de Marketing Digital e 2 turmas de Facebook Marketing oferecidos em Ribeirão Preto, MBA em Marketing FGV e Aluno EAD do MBA em Gestão Estratégica USP.

line
line

Um comentário sobre “ROI em Social Media Marketing?”

  1. Acho muito relativo quando o ROI da mídia online é questionado em relação às mídias OFF.

    Quando investimos em mídia televisiva levamos em consideração o Ibobe de um programa X para início do investimento. Mas o que garante o aproveitamento de seu público alvo neste programa? Em horário nobre que atraí público A, B e C? Vantagem leva a publicidade online que é altamente segmentada e com um aproveitamento de invetimento bem maior?

    Vantajoso também é a interação da Mídia Online, a chamada " Comunicação Via de mão dupla" devido a sua instantanedade, que a mídia off dificulta esse processo de interação.

    Em relação ao retorno financeiro para ambas a mensuração é intuitiva, visto que em uma empresa existe vários departamentos mobilizados entre sim com várias ações em busca de lucro. Ainda hoje o publicitário tem grandes dificuldades de argumentar com seu cliente que o retorno no período x fora por conta das estratégias da campanha lançada,principalmente no varejo.

    Ainda bato na tecla de que a concientização das vatagens em se investir em mídia online tem que partir dos profissionais da mídia off, que deverião estar em transição para o mercado oline. Entender que temos uma mudança drástica no perfil do consumidor que não se iludem mais com propagandas agressivas. O ROI hoje é e será cada vez mais medido por relacionamento e fidelidade.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*