Realidade Virtual e o Mercado Digital

09/04/2012
  • Pin It

Apesar da pouca idade que a internet possui, seu impacto na sociedade contemporânea é extraordinário. Suas utilidades são tantas que seria impossível imaginar o mundo atual sem ela. Nesse contexto, tivemos o surgimento de tecnologias revolucionárias como a realidade aumentada e a realidade virtual que promovem experiências interessantes ao misturarem as realidades física e virtual em diferentes graus.

O desafio para os profissionais de marketing digital é identificar as potencialidades destas tecnologias para seus clientes visto que a redução do preço da banda larga e dos aparelhos celulares possibilita agora fins comerciais em escalas maiores.

Breve explicação sobre a Realidade Virtual

Segundo o site realidadevirtual.com.br, a realidade virtual é uma interface para aplicações computacionais onde o usuário pode navegar e interagir, em tempo real, em um ambiente tridimensional gerado por um computador.

Seu maior exemplo, é o Second Life. Se você não conhece, que tal assistir ao vídeo abaixo?

É necessário salientar que que dentro do conceito de ambientes mistos (real e digital), há algumas variações.

São elas:

Realidade Aumentada (inserção de objetos virtuais no ambiente real)

Vale a pena assistir a reportagem abaixo veiculada no Jornal Nacional há alguns anos pois é muito didática!

Ao navegar no youtube, achei bem interessante esses vídeos sobre realidade aumentada. O primeiro deles é sobre o case Doritos – A maior realidade aumentada do mundo.

Já esse outro, fala sobre a Realidade Aumentada Hyundai Accent. É muito show!

Dessa vez, seguem um exemplo meio que futurístico sobre a realidade aumentada. Será que chagaremos nesse estágio nuns 3 anos?

Para finalizar, seguem a outra variação:

Realidade Virtualmente Aumentada (inserção de elementos reais no mundo virtual)

O que você achou do post? Já conhecia algo sobre a Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Virtualmente Aumentada ?

Deixe o seu comentário!

Rodrigo Sampaio
Autor: Rodrigo Sampaio

Diretor Executivo da Estratégia Digital, Professor de 5 cursos de Marketing Digital e 2 turmas de Facebook Marketing oferecidos em Ribeirão Preto, MBA em Marketing FGV e Aluno EAD do MBA em Gestão Estratégica USP.

line
line

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*