Pesquisa sobre o perfil dos blogueiros no Techonorati

01/10/2008
  • Pin It

Irei comentar brevemente sobre um levantamento anual feito por um dos maiores sites divulgadores de conteúdo do mundo – www.techonorati.com – sobre o perfil dos seus blogueiros.

A pesquisa é muito interessante e fornece um rico material sobre esse fenômeno que já é realidade para grande parte da população de países onde o acesso a web é massificado e há uma cultura de internet mais madura.

É claro que esta característica não se aplica ao Brasil ainda…

Percebe-se claramente que há uma concentração na faixa etária de 18 a 34 anos, que a maioria possui emprego fixo e que há mais homens blogando do que mulheres.

techonorati-1

Supremacia dos blogs nos EUA

No gráfico abaixo, destaca-se a supremacia dos EUA e baixa participação dos países da América Latina.

Em parte, isso pode ser explicado pela preferência dos blogueiros locais em divulgar seus textos em portais localizados no Brasil cujo idioma predominante é o português como o Dihitt, Ueba , Domelhor e Brasilwiki por exemplo.

techonorati-2

Outra informação muito rica é que a maioria dos blogueiros escreve para expressar idéias próprias, mostrar seus conhecimentos e encontrar pessoas com interesses comuns, ou seja, buscam uma identidade própria na web.

techonorati-3

Conseqüentemente, segundo a pesquisa, o uso dos blogs para ganhar dinheiro é inexpressivo. Cerca de 46% dos blogs não trabalha forma alguma de monetização de sites sendo que os principais motivos são o desinteresse e baixo tráfego.

Para os blogs que o fazem, a principal forma de publicidade-online são os anúncios contextuais (como exemplo o Google Adsense) e apenas 20 % dos mesmos vende diretamente seus anúncios.

Confiram as oportunidades….

techonorati-4

Marcas na blogsfera

Quase todos os blogueiros falam bem ou mal sobre marcas e produtos em seus posts, chegando aos casos de comentarem sobre um determinado atendimento logo depois de terem feito uma compra ou usado determinado produto.

techonorati-5

Parte significativa deles acredita que os jornais impressos não existirão nos próximos 10 anos e metade acredita que os blogs passarão a ser a principal fonte de informações na web em 5 anos.

Conclusão sobre a blogsfera

É fato que essa tendência ganha cada vez mais força e essa é a percepção dos próprios blogueiros. Gradualmente, vem aumentando a quantidade de citações feitas pela mídia convencional sobre os posts ou opiniões de blogueiros com grande autoridade.

E a pergunta que não pode deixar de ser feita…

Como a sua empresa está interagindo com toda essa revolução ?

Rodrigo Sampaio
Consultor em Web Marketing

Post publicado originalmente em www.ribeiraopretoonline.com.br/coluna-rodrigo-sampaio.php

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

line
line

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*