Perfis Digigráficos: o novo consumidor em ambiente digital

28/02/2012
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perfis digigraficos agencia dm9

A agência DM9DDB produziu uma série em forma de documentário, com 6 pequenos vídeos, que apresenta uma nova ideia para classificarmos os consumidores nos ambientes digitais e tecnológicos. Esse estudo minucioso, ganhou o nome de Perfis Digigráficos, que mostra as modificações trazidas pelo digital, que pouco ou nada tem a ver com sexo, idade ou classe social, mas sim com três novos critérios:

  1. Quanto e como as pessoas utilizam os recursos e equipamentos de tecnologia em sua vida.
  2. Quais são as intenções que elas têm ao consumir os diversos produtos digitais.
  3. Quanto os recursos digitais servem para moldar sua própria identidade.

Perfis Digigráficos: Introdução

Baseando-se nesses 3 tópicos, o universo da web perde todas as classificações convecionais, como demografia ou até perfis psicográficos e começa a ter a definição pautada em cima de 5 tipos de perfis, que receberam o nome de perfis digigráficos (estranho?).

Aqui vão eles:

Perfis Digigráficos: Imersos

Tiveram parte de sua identidade definida a partir da tecnologia. Com ela, conseguiram “se encontrar”, definir melhor seus interesses e estabelecer melhores vínculos com o mundo. Suas personalidades e identidades foram definidas pela era digital, que os permitiu dar vida a mais personas (tipo um transtorno bipolar, mas positivo).

Perfis Digigráficos: Ferramentados

Recorrem à tecnologia para agilizar as tarefas, mas não a idolatram.
A tecnologia os ajuda nas tarefas cotidianas, facilitam suas vidas. Mas não dependem delas nem são definidos por elas. Esse grupo é um exemplo de como as pessoas redefiniram a maneira como se relacionam com família, escolas, empresas e governo.

Perfis Digigráficos: Fascinados

Querem parecer modernos e tecnológicos. Para eles, computadores, gadgets e hábitos da Era Digital são ícones da modernidade – e consumir essas novidades os ajuda a atestar que são antenados. Eles são um excelente exemplo de como o relacionamento com os outros foi bastante modificado.

Perfis Digigráficos: Emparelhados

A tecnologia é fundamental para pôr em prática os projetos da vida.
Eles enxergam a tecnologia como a grande companheira para fazer o dia a dia acontecer. Sem ela, a vida fica extremamente complicada. Para este grupo, as máquinas são como uma extensão do seu corpo, potencializando suas capacidades humanas.

Perfis Digigráficos: Evoluídos

O universo das máquinas e da tecnologia é seu habitat. Esses são as crianças e os adolescentes que já nasceram adaptados e estão crescendo no mundo digital. Não conheceram o mundo pré-digital.

Será que bomba?

Pra falar a verdade eu não tenho tanta certeza que esse tipo de rotulação vai virar padrão para os públicos em geral, principalmente porque de uma certa maneira bate de frente com velhos conceitos e teorias já muito estudadas e antigas desde o tempo do titio Philip Kotler.

É óbvio que isso pode e DEVE virar material acadêmico devido a sua inovação e ousadia de tentar entender as coisas já batidas de uma outra visão.

Pra fazer um resumão, eu acho que a agência e a Vox Pesquisas ( contratada para fazer todo o processo de dados, investigação de informações e conclusão ), juntas conseguiram fazer um excelente trabalho, tanto visual, quanto “filosófico” digamos assim, mas confesso que no final fiquei com uma certa sensação de dúvida me perguntando “Como será que chegaram nesses perfis?” “Qual foi o método usado?” “Que parâmetros e públicos foram respectivamente acompanhados nesse estudo?”.

Foram algumas perguntas como essa que ficaram no ar e que tiraram um pouco do brilho deste material usando a ótica de estudo e com um carater meio “jabázão” que tornou ele apenas um promocional para rasgar a seda dos serviços que a DM9 presta.

Por outro lado ajuda a refletir bastante em muitos momentos, e trazer para o dia a dia da agência que você trabalha e como você pode inovar nas contas que administra e como você fala com o seu público online.

O que acham? Concordam ou não?

Deixem suas opiniões nos comentários abaixo!

Até o próximo post!

@RRRafaSilvestre
Analista de Redes Sociais

Agência Estratégia Digital
Marketing Digital em Ribeirão Preto

@estrategiadig
fb.com/estrategiadig

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

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