Pensando num e-commerce? Dicas na hora de alugar ou comprar uma loja virtual

12/06/2012
  • Pin It

Sabemos que o comércio eletrônico no brasil cresce consideravelmente há alguns anos, certo?

crescimento do ecommerce no brasil

Diante desse fato, muitos empreendedores sentem-se atraídos pelo potencial de lucrar. Porém, praticamente todos esbarram na seguinte dúvida:

Devo alugar ou comprar uma loja virtual?

Como recebemos uma quantidade muito grande de questionamentos em nosso dia-dia como agência de marketing digital, acabamos chegando ao post abaixo que informa muito e ajuda na decisão do melhor caminho a ser seguido.

Lembrando que ele é de autoria do Sobre Marcio Eugênio do www.dlojavirtual.com e foi publicado originalmente aqui

As vantagens e desvantagens da loja virtual de aluguel

Ainda existe muita insegurança por parte dos empreendedores digitais na hora de escolher o sistema de e-commerce mais adequado para iniciar o seu negócio. Alugar ou construir sua própria loja virtual?

Eis a questão que gera dúvida entre muitos.

Em ambos os modelos de loja virtual, alugada ou própria, existem vantagens e desvantagens. Existem casos em que é melhor alugar e outros em que a compra de uma loja com particularidades específicas para o negócio é a melhor opção. Tudo dependerá do seu projeto, da história do seu negócio e da grandeza implicada.

As lojas virtuais alugadas, antes de mais nada, são uma ótima opção para aqueles empreendedores que estão iniciando um negócio, querem apostar no ambiente online sem grandes investimentos, ou ainda, desejam conhecer o funcionamento e possibilidades  de êxito do negócio, fazendo um teste.

O baixo custo das lojas virtuais de aluguel é o grande atrativo e uma das vantagens.

Como funciona a locação de lojas virtuais:

As lojas virtuais de aluguel são sistemas padronizados, criados rapidamente, oferecidos através de pacotes mensais pré-formatados. O serviço é oferecido por empresas especializadas que podem agregar ao serviço, de acordo com o desejo do cliente, as inserções de produtos, atualizações, entre outros.

A loja virtual alugada fica hospedada no servidor da empresa proprietária e em caso de cancelamento do aluguel, o empreendedor poderá solicitar somente o banco de dados do sistema. Neste modelo de loja, o empreendedor só precisa se preocupar com as vendas, pois a parte técnica e funcional fica sob responsabilidade da empresa que aluga a plataforma de loja virtual.

Lojas virtuais open source – magento:

Além das lojas virtuais de aluguel, criadas pelas empresas da área, existem também a soluções open source, sistemas de e-commerce livre, que podem ser baixados gratuitamente para operação comercial. Entre os modelos de sistemas gratuitos, posso citar o Magento, uma ferramenta de fácil integração, pois permite uma grande quantidade de customizações e personalizações que conseguem atender completamente a necessidade de pequenas e medias empresas que desejam vender através da internet.

comunidade magento

Neste caso, o empreendedor só paga o valor da customização e personalização para adaptá-lo ao seu negócio, caso não tenha o conhecimento técnico para isso, uma vez que, a ferramenta é bem complexa. A desvantagem deste modelo de loja é a falta de suporte, caso haja problemas com o funcionamento o empreendedor deverá procurar assistência de outras empresas ou profissionais da área. Com isso muitos acabam contratando suporte mensal para não correrem risco com emergências.

Desde a criação da Loja Magento  ela tem sido continuamente melhorada e aperfeiçoada. No Brasil a comunidade de utilizadores e desenvolvedores do magento cresce de forma muito rápida e com isso torna-se cada vez mais fácil de adaptar o Magento as necessidade do mercado brasileiro, pois há uma grande quantidade de pessoas trocando informações, gerando documentação e módulos para o sistema.

O que compõe o custo de uma loja virtual alugada

O custo de uma loja virtual alugada, normalmente, tem só um valor mensal. Porem o lojista pode optar por serviços que deixem a sua loja mais personalizada e/ou facilite a sua vida no inicio da operação como:

  • a criação de um layout personalizado
  • o cadastro de produtos
  • treinamento
  • criação de bannere

O valor da mensalidade (aluguel) varia entre R$30,00 e R$ 500,00, de acordo com a empresa e os serviços agregados.

O que deve ser analisado ao escolher uma empresa de locação de lojas virtuais?

Uma das principais questões a se pensar é sobre a solidez da empresa de locação no mercado. A final, a loja é alugada, não é sua, e se a proprietária da loja fechar, você pode perder tudo, pois o banco de dados, os códigos fonte, imagens, técnicas de rankeamento aplicadas, tudo estará perdido com a empresa fornecedora.

Então é preciso verificar, antes de qualquer coisa se o sistema permite exportar os dados para sistemas externos, se a empresa investe na atualização e desenvolvimento do software, se há backups constantes e se há limitações de visitas ou transações por mês, se é possível customizar um layout, para diferenciá-lo dos padrões existentes, se o painel é amigável, completo e fácil de utilizar.

Por fim, vou elencar algumas diferenças entre os dois modelos:

Vantagens das lojas virtuais alugadas

  • Investimento baixo
  • Se não der certo, é só fechar, perdendo apenas os meses de aluguel pagos
  • Prazo de desenvolvimento rápido
  • É indicada para pequenos e médios negócios
  • Suporte garantido
  • Preocupação somente com as vendas, não com a ferramenta

Desvantagens das lojas virtuais alugadas

  • Ficar preso a uma empresa
  • Falta de flexibilidade para alterações de funcionalidade e layout
  • A migração para uma loja própria pode nem sempre sair tão barato

Loja virtual comprada

Para quem já tem um negócio sólido e quer partir para vendas online, recomendo a compra de uma loja virtual completa e personaliza de acordo com as suas necessidades, sem limitações. Os custos para ter uma loja virtual comprada são com certeza muito mais altos que uma loja virtual locada, pois além de todo o investimento da compra do sistema, você pagará por atualizações, novos recursos, correções de erros e inclusive pela HOSPEDAGEM.

ecommerce

Independente de você ter comprado uma loja virtual ou não, você precisa de um local para hospedá-la e em alguns casos apenas a mensalidade da hospedagem de sites se torna mais caro do que a locação de do produto completo, que já inclui hospedagem.

Antes de investir em qualquer negócio, seja na internet ou não, o empreendedor deve analisar a melhor forma de atuação para atingir seus objetivos e garantir o sucesso no investimento. No comércio eletrônico, da mesma forma, deve-se pensar em tudo que o negócio envolve.

Comentários

E você, o que achou?

Possui dúvidas? Faça um comentário ou escreva um email para o [email protected]

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

line
line

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*