Confira outros três erros de usabilidade que o seu site não deve apresentar

11/06/2008
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Na coluna da semana passada, eu comentei sobre a importância de os webdesigners desenvolverem trabalhos de qualidade, garantindo não só a existência dos sites, mas principalmente a sua visibilidade em relação aos sites de busca.

Hoje irei comentar sobre dois outros comportamentos padrões dos seres humanos aliados à questão da usabilidade em sites que demandam profissionais cada vez mais qualificados e atentos às tendências da navegação de internet.

Anúncios em sites

Dotados de uma grande capacidade seletiva em relação aos conteúdos da Internet, os internautas desenvolveram o poder de ignorar conteúdo considerados indesejáveis, através de um sistema de auto-defesa que elimina a atenção de banners e outros elementos publicitários.

Vale lembrar que esse “poder” aumenta na medida em que o usuário desenvolve maiores habilidades na navegação de sites e passa, gradualmente, a rejeitar a maioria dos campos que denotem animações (gifs e flash).

Em fóruns relacionados não são raros os relatos de blogueiros que tiveram suas receitas aumentadas consideravelmente quando trocaram seus blocos de anúncios publicitários de lugar ou formatos de exibição.

Diante desta complexidade de fatores, é muito importante ressaltar que um trabalho feito por um profissional em publicidade on-line proporciona mais resultados positivos do que quando feito por um amador.

Conteúdo denso e não escaneável

Textos em “blocos” e longos são um dos fatores que mais causa a rejeição de sites. A simples visão de uma página repleta de um texto denso denota um árduo trabalho para a sua interpretação, estimulando uma repulsa consciente movida pelo “fator preguiça”.

Aí vão algumas dicas para você redigir um texto de internet:

  1. Redija seus textos sem jargões técnicos,
  2. Use um nível de compreensão básico
  3. Faça parágrafos curtos (com no máximo 4 linhas).
  4. Utilize palavras-chave em negrito
  5. Use metade da quantidade de palavras que usaria na mídia impressa
  6. Comece o texto com o seu objetivo para prender a atenção do usuário

Convenções de web – (Palavras com hiperlinks)

As palavras com hiperlink denotam “clicabilidade” e sua função é informar ao visitante que ao clicar nelas, ele será levado para uma nova página com maiores informações sobre o assunto

Portanto, garanta que o seu site ou blog não apenas possua esse atributo mas o mesmo esteja visível pois é um dos principais fatores de usabilidade em sites.

Até a próxima semana !!

Rodrigo Sampaio
Consultor em Web Marketing

Post Publicado originalmente em: http://www.ribeiraopretoonline.com.br/coluna-rodrigo-sampaio

Rodrigo Sampaio
Autor: Rodrigo Sampaio

Diretor Executivo da Estratégia Digital, Professor de 5 cursos de Marketing Digital e 2 turmas de Facebook Marketing oferecidos em Ribeirão Preto, MBA em Marketing FGV e Aluno EAD do MBA em Gestão Estratégica USP.

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