O que muda no Google com a Web Semântica?

27/08/2008
  • Pin It

O objetivo da Web Semântica é entender o significado das palavras e frases usadas nos milhares de sites existentes na internet. Através do Processamento de Linguagem Natural, sites de busca como o Google conseguirão contextualizar e relacionar o conteúdo da web gerando respostas ainda mais eficientes.

Ficou confuso?

Vou dar um bom exemplo agora:

Com a aplicação da Web Semântica, espera-se que uma busca no Google por “pizzaria em ribeirão preto” também apresente resultados relacionados a táxi, telefones para delivery, receitas, preços das pizzas, cardápios, sites para compra on-line de molho de tomate, etc.

Ou seja, informações complementares e relevantes para o internauta também serão oferecidas automaticamente pelos sites de busca.

O que a Microsoft tem a ver com a Web Semântica?

Não é novidade que a Microsoft vem perdendo relevância no mercado mundial de Internet e que está tentando reverter essa tendência há algum tempo, por exemplo, através das várias tentativas de compra da Yahoo. Nesse contexto, ela teria uma difícil tarefa ao melhorar os algoritmos do Yahoo! para tentar ganhar usuários do Google (líder deste mercado).

Nesse contexto, visando o futuro e um mercado mais apto ao uso da Web Semântica em larga escala, a Microsoft compraou a Powerset (empresa especializada em buscas semânticas).

E quais são as dificuldades de implementação?

Será necessário um enorme trabalho mundial para estruturar o conteúdo dos sites conforme padrões estabelecidos, pois, esse é um pré-requisito. Em termos técnicos, o html precisaria ser melhorado pelo XML e RDF garantindo dessa forma a existência dos padrões dos metadados.

Ao meu ver, o mercado de web design e desenvolvimento de sites ainda está longe de possuir a maturidade suficiente para um movimento coletivo nesse sentido…

Mas, eu não me surpreenderia se encontrasse logo logo blogs específicos sobre Semantic Marketing com a consolidação de movimento de colaboração entre os programadores de internet (linux, CMS, Joomla, WordPress, etc)…

Façam comentários !

Rodrigo Sampaio
Consultor de Publicidade Online

Post publicado originalmente em http://www.ribeiraopretoonline.com.br/coluna-rodrigo-sampaio

Rodrigo Sampaio
Autor: Rodrigo Sampaio

Diretor Executivo da Estratégia Digital, Professor de 5 cursos de Marketing Digital e 2 turmas de Facebook Marketing oferecidos em Ribeirão Preto, MBA em Marketing FGV e Aluno EAD do MBA em Gestão Estratégica USP.

line
line

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*