O que muda no Google com a Busca Universal?

20/08/2008
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A Busca Universal possibilita aos sites de buscas disponibilizar fotos, listas locais de empresas em mapas, informações sobre livros, imagens, artigos acadêmicos, vídeos, gadgets, perfis individuais, perfis dentro de redes sociais, citações em blogs, etc, além dos já conhecidos links orgânicos e links patrocinados.

Mas qual o objetivo da Busca Universal?

O objetivo é proporcionar uma maior interatividade para os usuários entre as muitas ferramentas que já existem atualmente na internet e que se encontram dispersas em sites diferentes.

Ao disponibilizar vários formatos possíveis de mídia numa mesma tela de resposta, espera-se também que o usuário consiga localizar com mais facilidade as melhores informações.

Posso citar alguns exemplos do próprio Google, como o popular Youtube, Google Scholar para artigos acadêmicos, Google Images para imagens, Central de Negócios do Google para empresas locais, Picasa para fotos, Google Profile para perfil individual, entre muitas outras ferramentas.

Qual o impacto disso sobre as empresas?

Para as empresas que têm como objetivo criar ou manter uma marca forte na web, esta tendência obrigará a uma maior presença em todos os tipos de mídias relacionadas a internet. A idéia é interagir melhor com o público-alvo, cada vez mais familiarizado com a Internet através da grande variedade de ferramentas existentes hoje em dia.

Portanto, a idéia de “apenas colocar um site no ar” está chegando ao fim pois gradualmente torna-se insuficiente para uma boa comunicação com os internautas.

Ainda bem !

Há uma lógica perversa por trás disso, pois, as empresas cujos sites possuem uma boa visibilidade no topo das páginas dos sites de busca são associadas como as “melhores” do seu segmento.

Quando a Busca Universal estiver em pleno uso aqui no Brasil, as empresas que trabalharem o seu branding nas mídias on-line citadas tenderão a se tornarem as “melhores”…

Web Design x Busca Universal

Nesse sentido, fica claro que o mercado de web está caminhando para uma maior profissionalização e será necessária uma visão mais ampla sobre as ferramentas e possibilidades existentes.

Dessa forma, o profissional de web design precisará acompanhar as tendências para conseguir continuar atuando no mercado. Cada vez mais há possibilidade de trabalho, principalmente no aspecto de web marketing e rentabilidade de sites e que estão surgindo conforme as demandas de mercado.

Diante de tudo isso, vejo a consolidação das agências publicidade on-line que passarão a oferecer mais soluções para os seus clientes devido a grandes especifidades da área.

Só resta saber como as agências de publicidades focadas na mídia convencional irão se adaptar a tudo isso…

Façam comentários!

Rodrigo Sampaio
Consultor de Publicidade Online

Post publicado originalmente em http://www.ribeiraopretoonline.com.br/coluna-rodrigo-sampaio

Rodrigo Sampaio
Autor: Rodrigo Sampaio

Diretor Executivo da Estratégia Digital, Professor de 5 cursos de Marketing Digital e 2 turmas de Facebook Marketing oferecidos em Ribeirão Preto, MBA em Marketing FGV e Aluno EAD do MBA em Gestão Estratégica USP.

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