#IE9 : Guerra na Web, novo Internet Explorer 9 se inspira no Google Chrome

15/03/2011
  • Pin It

O novo navegador da Microsoft incorpora recursos do Google Chrome e se inspira na concorrência.

Numa tentativa de retomar o mercado perdido nos últimos anos para o Mozilla Firefox e o Google Chrome, o novo navegador da Microsoft, Internet Explorer 9 ainda na versão de teste, batizada de RC (release candidate) mostra progressos interessantes em relação à edição anterior, porém nada de muito novo para quem já usou o Chrome, navegador do Google que, digamos, serviu de “inspiração” ao novo IE9.

Desde que se tornou o browser hegemônico após ganhar a disputa com o Netscape Navigator, ainda na década de 90, obExplorer nunca se viu tão incomodado como agora.

A Microsoft que em 2003 tinha 95%  dos internautas fiéis ao seu navegador, hoje ainda é líder absoluta de mercado, mas com uma fatia bem menor, contando com 56% do mercado de navegadores, enquanto o Mozilla Firefox continua em segundo com 22,75%, seguido pelo Chrome em terceiro com 10%, enquanto o Safari é o quarto com 6,3%. Em quinto lugar no mês de fevereiro aparece o Opera, com 2,28%.

Isso são dados da NetApplications, empresa que dá números à guerra dos browsers.

Estava mesmo na hora da empresa se mexer. Ela o fez e o resultado é positivo. Mesmo que não seja inovador, o Internet Explorer merecia ganhar as melhorias que agora apresenta. (Clique na imagem para ampliá-la)

IE9 ie9 internet explorer 9 Internet Explorer #ie9 #IE9

VISUAL MUITO LIMPO! Nova versão do IE reduziu botões de comando visíveis

Internet Explorer 9: Novidades

O navegador adota um visual mais minimalista, lembrando muito o Chrome. A interface está muito mais limpa em relação as anteriores, assim como o design  das abas móveis, usadas para a navegação simultânea em uma mesma janela.

Também como no Google Chrome, quando se abre uma nova guia, o browser dá uma visão dos sites mais visitados, usando miniaturas das telas. (Clique na imagem para ampliá-la)

IE9 ie9 internet explorer 9 Internet Explorer #ie9 #IE9

Assim como o Chrome, o novo IE9 mostra as miniaturas dos sites mais acessados

As semelhanças não param por aí! Assim como no concorrente, o acesso aos comandos escondidos pela interface limpa foi jogado para o canto direito do novo IE.

IE9 ie9 internet explorer 9 Internet Explorer #ie9 #IE9

Ali, clicando no ícone da engrenagem (no Chrome, o ícone é o de uma chave de roda), o internauta tem acesso aos comandos ocultos.

Além da interface limpa e intuitiva, o novo browser apresenta armas como a possibilidade de usar a placa de vídeo do computador (GPU) para acelerar a exibição dos sites com muitos elementos gráficos, como streaming de vídeo e jogos online.

Testar o novo Internet Explorer 9: Dicas

  • Para quem quer testar o novo Internet Explorer 9, o endereço é o http://windows.microsoft.com/pt-BR/internet-explorer/products/ie/home .
  • Recurso exclusivo do IE9 é a possibilidade de fixar os sites mais visitados diretamente na barra de ferramenta do Windows. Com um único clique, o usuário acessa os seus sites preferidos, que que o IE ainda não esteja aberto.
  • O browser promete proteção maior contra rastreamento de navegação, limitando a troca de informações do navegador com alguns sites.

E você, gostou do novo IE9?
Deixe sua opinião sobre as mudanças!

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

line
line

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*