Google Analytics: um jeito simples de monitorar o tráfego do seu site ou blog

05/10/2011
  • Pin It

O Google sabe de tudo e compartilha com você. Mas antes, você sabe dizer quantos acessos o seu site ou blog recebem por mês? E você sabe de onde eles vem? Essas informações são importantes pois ajudam no mapeamento de seus trabalhos.

google-analytics

O Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento poderosa, e o melhor, é gratuita. Sua função é mostrar como os usuários encontraram o seu site, blog, e até o Tumblr, quais as páginas mais visitadas, e o tempo de permanência nelas. Ele exibe gráficos e relatórios que podem ser analisados por dia, semana ou meses.

 Quantidade de visitas

Será que você fala sozinho, para 5, 300, 50.000 ou mais pessoas? O Google Analytics oferece esta informação, com ele é possível saber o número exato que seu site recebeu em determinado período.

Permanência em seu ambiente

Por quanto tempo os usuários estão ficando em seu site/blog? Isso nos ajuda a descobrir quais artigos ou páginas são mais interessantes para as pessoas que têm acessado. É possível também verificar a taxa de rejeição. Se seu site recebe um grande número de visitas, mas elas duram apenas alguns segundos, é preciso avaliar os motivos.

google analytics  duração das visitas

Obter tráfego é muito importante e até fácil, mas mantê-lo é uma tarefa difícil, isso porque envolve o tipo de conteúdo que você oferece, se agrada ou não o público. Descobrir onde está o erro e corrigi-lo fará com que o tempo de permanência do seu público em seu site/blog seja maior.

Origem das visitas

google analytics origem das visitas

Seus visitantes vem de uma publicação nas redes sociais, pelas procuras em sites de buscas (Google, Yahoo, Bing), através de buscas por palavras-chaves ou sites de referência? Isso lhe permite saber onde seu público está e como ele encontra seu conteúdo.

Comportamento dos visitantes

Os visitantes são parte importante do trabalho, afinal são eles quem estão consumindo seu conteúdo. Por isso o Google Analytics oferece informações detalhadas que inclui o total de visitantes, número absoluto de visitantes únicos, novas visitas, quantas vezes a visita se repetiu e o tempo transcorrido desde o ultimo acesso.

Google analytics  visitantes

 

A ferramenta permite também saber quantas páginas os visitantes acessaram, o tipo de navegador utilizado, e até os aparelhos celulares incluindo as operadoras.

Criar e rastrear campanhas

Ao criar uma promoção em seu site, você  irá distribuir alguns links em banners ou até em outros hot-sites direcionando para seu site, ou então até mesmo para publicar links no Twitter e analisar a real audiência que ele proporciona aos links que você posta no microblog.

Em URL Builder, você irá montar sua campanha de acordo com sua necessidade. Em seguida basta ir até o Analytics, em Origens de tráfego -> campanhas, onde irá aparecer o link da campanha criada por você, depois é só analisar os efeitos.

Google analytics rastrear campanha

O interessante é vasculhar a ferramenta e descobrir todos os seus recursos e assim utiliza-lo da melhor forma em seu site.

Uma verdadeira mão na roda o Google Analytics né? E você, quais as utilidades que encontra na ferramenta?

 

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

line
line

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*