Confira duas principais características do internauta em relação ao seu site!

04/06/2008
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Você sabia que o tempo médio de permanência em sites nunca visitados pelos internautas é de apenas 30 segundos ?

E que as os sites que aparecerem nas duas primeiras posições do Google recebem 67 % dos acessos ?

Desde a minha primeira coluna venho comentando sobre a necessidade de um maior profissionalismo no mundo da criação de sites e webdesign. A concorrência virtual cresce assustadoramente e é necessário um profissional melhor preparado para acompanhar as tendências do mercado e proporcionar melhores os resultados aos seus clientes.

Um exemplo claro é necessidade de os sites estarem “visíveis” no Google para as palavras-chave relacionadas aos seus negócios.

O motivo é um comportamento padrão nos internautas que além de em usá-lo para localizar informações na internet mundial, há ainda uma preferência para pelos sites que aparecem apenas no topo das respostas.

Para exemplificar, seguem abaixo alguns dados extraídos do livro “Usabilidade na Web” (2007) de Jacob Nielsen e Hoa Loranger:
usabilidade-cliques-google

Nota-se claramente que há um padrão pois 67 % dos cliques acontecem nas duas primeiras posições enquanto apenas 27% acontecem nas outras posições juntas.

Outro detalhe é que os sites que aparecem na “parte inferior” da tela de respostas são preteridos. Isso é comprovado uma vez que apenas 47%  dos internautas rola “para baixo” para visualizar estes últimos resultados.

Segue figura ilustrativa sobre o padrão visual do ser humano no Google:

cliques-google

Concluindo

Ainda segundo Jacob Nielsen e Hoa Loranger, uma das conclusões que pode ser extraída é que há tanta informação na web que o internauta só rola a tela para “baixo” quando realmente há algo que valha a pena e, infelizmente, como na maioria dos casos o conteúdo da parte “superior” tem pouco valor, os internautas optam por não fazê-lo na maioria das vezes.

Uma saída possível para a desenvolvimento de sites

Portanto empresários, para que a sua empresa não perca negócios na internet, procure empresas especializadas em SEO (search engine optimization) ou SEM (search engine marketing) que ao “falar” a língua do Google, irão proporcionar uma maior visibilidade e resultados.

Aliado a isso, é necessário um conteúdo estrategicamente redigido e que chame a atenção dos seus potenciais clientes, causando uma impressão positiva.

Nesse caso, cabe um trabalho de web marketing para que as principais informações do seu negócio sejam transmitidas de forma clara e direta, estimulando seus potencias clientes a entrarem em contato.

Usabilidade – Facilidade de navegação em sites

Outro aspecto muito importante é o respeito aos padrões mundiais de navegação pois os seres humanos apresentam dificuldades ao navegar em sites novos, nunca visitados.

Apresente uma estrutura de páginas (menu) intuitiva com palavras-chave descritivas para o conteúdo das outras páginas

Como já falado acima, o tempo médio que os internautas permanecem em novas visitas é muito pouco !!

Não seria aconselhável que ele o gastasse os míseros 30 segundos tentando descobrir a melhor forma navegar no seu site, certo ??

Para as próximas colunas, irei abordar outros tópicos relacionados à usabilidade em sites.

Entrem em contato e façam sugestões….

Rodrigo Sampaio
Consultor de Publicidade On-line

Publicado originalmente em: http://www.ribeiraopretoonline.com.br/coluna-rodrig-sampaio

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

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