10 Dicas do Google para desenvolver um mobile site agradável à navegação!

22/11/2012
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Os telefones celulares tornaram-se uma parte indispensável na vida dos internautas, e consequentemente acabaram por transformar o comportamento do consumidor online. O uso crescente de tablets e celulares para pesquisar, comprar, comparar preços, entreter e procurar informações cria novas oportunidades para os profissionais de marketing digital alcançarem seus consumidores nas mais diversas plataformas em que eles estão conectados.

Cerca de 50% dos proprietários de Celulares e Tablets realizam pesquisas diárias em seus dispositivos mobile, buscando produtos, fornecedores, comparando preços entre concorrentes e até mesmo comparando os preços destacados de uma loja virtual com os preços expostos na mesma loja física.

Comportamento mobile

Já que falamos em pesquisas online via mobile, 75% das buscas por celular são realizadas após o consumidor ser impactado por algum outro tipo de anúncio, exibido em outras mídias, como por exemplo TV, revistas ou vitrines de lojas, e impressionantes 94% dos usuários de dispositivos móveis reparam nos anúncios que são exibidos nas telas de seus celulares e tablets.

Como deve ser um site mobile?

As telas de dispositivos mobile são diferentes das de um notebook ou desktop, portanto o layout de seu mobile site deve ser pensado exclusivamente para essas plataformas. Não pense que só o fato do seu site original ser visualizado em um celular já o categoriza como um mobile site. É preciso repensar o design para telas menores, afim de que o conteúdo principal do seu site original seja transportado para sua versão mobile, sem que nenhuma informação imprescindível seja perdida.

desafio de ser mobile

Como se não bastasse, ainda existe o desafio de proporcionar uma boa experiência de navegação aos seus usuários mobile, pois como já dissemos antes no nosso post “A importância de um site mobile para a sua empresa“, se sites lentos para desktops já eram  penalizados pelo Google e já ocasionam altas taxas de rejeição por parte dos internautas, imaginem o percentual dessas taxas de rejeição para usuários que tentem acessar seu site em dispositivos móveis!

Além disso, cerca de 57% dos usuários de internet mobile não recomendariam a seus amigos uma empresa cuja versão de seu site para celulares ou tablets seja de má qualidade.

Adaptando o conteúdo do seu site para uma versão mobile

Mas calma, nem tudo é desespero. Confira algumas dicas disponibilizadas pelo Google em seu “Guia do Editor Mobile: Como otimizar seu conteúdo para mobile“:

Guia do Editor Mobile Google

Dica 1 do Google -> Desenvolva páginas que carreguem rápido

Os usuários de dispositivos mobile geralmente são apressados e possuem pouco tempo, utilizando seus Celulares ou Tablets entre compromissos do dia-a-dia, encaixando a navegação em mobile sites no meio de outras ações, como almoçar, assistir televisão, esperar o atendimento em um banco, etc.

Sendo assim, planeje o desenvolvimento de uma site com imagens leves, que não demorem mais do que 03 segundos para carregarem, e inclua textos fáceis de serem lidos, priorizando as principais informações que você precisa passar e “enxugando” o resto do conteúdo. Dividir o texto em blocos e usar marcadores também facilitam a leitura, além de serem estratégias de SEO Content que aprimoram o posicionamento orgânico do seu site no Google.

Dica 2 do Google ->Simplifique a experiência de navegação

Minimize a barra de rolagem vertical ao máximo possível, e nem pense em um design que envolva barras de rolagem horizontais. Deixe botões importantes como “Voltar”, “Avançar”, “Início” e “Voltar ao Topo” em destaque.

Navegação Facilitada em sites mobile

Com relação a Link Building, use até 07 hiperlinks por página do seu mobile site, e se por acaso seu site mobile tiver bastante conteúdo, separado em várias páginas, deixe sempre uma caixa de “Pesquisa” em destaque, para que os usuários possam fazer buscas por palavras-chave.

Dica 3 do Google -> Planeje mobile sites para todos os formatos de mãos

Apesar de alguns telefones celulares virem com uma caneta Touchscreen, a principal forma de manuseio de paginas em sites mobile ocorre pelos dedos, portanto pense em um design de mobile site que permita uma fácil interação para todos os usuários, até para quem tem mãos grandes. Use botões grandes, aumente a área clicável e garanta também um espaço extra entre o botão e o resto do conteúdo, para evitar cliques acidentais.

Site Mobile adaptado para as maos

Dica 4 do Google -> Ofereça visibilidade

Lembre-se que além de estarem conferindo um conteúdo exibido em uma tela menor, os usuários de Celulares podem estar em ambientes com pouca luz, portanto crie um bom contraste entre o background do seu mobile site e o conteúdo de leitura. Não pense em um plano de fundo preto com texto cinza ou vermelho. Com relação a botões, efeitos 3D e sombreados destacam e denotam clicabilidade.

Site Mobile adaptado para cliques

Dica 5 do Google ->Facilite a conversão

Procedimentos como compras online, solicitações de orçamento e contato devem ser fáceis. Uma boa dica é reduzir o número de etapas para concluir uma transação. Repense os formulários de contato do seu site original e deixe-o mais resumidos e com menos campos.

Em versões de sites mobile descarte os captchas.

Site Mobile adaptado para compras

Dica 6 do Google -> Torne seu mobile site acessível

Descarte animações, banners ou menus em Flash, pois alguns dispositivos mobile não interpretam este tipo de linguagem. Como alternativa, pense em interações por HTML5.

Dica 7 do Google -> Exiba informações de localização

Consumidores procuram informações locais em seus telefones o tempo todo, portanto, inclua funcionalidades que ajudem as pessoas a encontrar sua empresa facilmente. Exiba seu endereço ou, no caso de franquias, um localizador de todas as suas lojas, mapas e orientações de como chegar à sua empresa também são conteúdos importantes.

Dica 8 do Google -> Ofereça uma perfeita experiência de navegação

Mantenha os principais recursos do seu site original em sua versão para mobile site e exiba as mesmas informações de seu site para notebooks e desktops. Não deixe que a experiência de navegar pelo seu site mobile seja inferior à de navegar em seu site original.

Dica 9 do Google -> Use redirecionamentos para o seu site mobile

Ao planejar o desenvolvimento de um site em plataforma mobile, peça ao desenvolvedor que implemente um código capaz de identificar se o internauta está acessando a URL do seu site por um dispositivo móvel, assim, ao identificar que o usuário esta vindo de um celular ou de um tablet, seu site já o redirecionará para sua versão mobile.

Dica 10 do Google -> Escute seus consumidores e aperfeiçoe seu site

Bons sites mobile são voltados para o usuário, o que significa que eles foram desenvolvidos com base em informações de seus clientes. Faça um teste para descobrir o que os usuários desejam encontrar em um website para mobile e realize otimizações constantemente.

Sites para dispositivos Mobiles

Layout ideal para sites mobile

Confira algumas dicas de formatos para o layout do seu mobile site. Note que é possível investir em marketing digital para plataformas mobile, inserindo publicidade online em formatos adequados para vizualização em boa parte das telas de telefones celulares existentes no mercado.

Layout para Site Mobile

E aí, curtiram as dicas? Deixem suas opiniões nos cometários abaixo!

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

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