Dados atuais da Publicidade no Brasil

10/09/2013
  • Pin It

A quantas anda a publicidade brasileira?

Hoje, ao me deparar com a notícia de que a partir de 2014 o Instagram também terá um espaço destinado à propaganda, resolvi investigar melhor como a publicidade está afetando a vida dos brasileiros. Encontrei um estudo super detalhado de uma consultoria americana chamada US Media Consulting e colhi as informações mais relevantes.

Publicidade no Brasil

A internet tem vantagem?

Em relação a outras mídias, a internet apresenta o maior crescimento, com participação de 15,5% nos gastos em publicidade no ano de 2012. Analisando a perspectiva, em 2014 o Brasil se tornará o quinto maior mercado publicitário do mundo.

Também no ano passado, foram contabilizados 85 milhões de brasileiros com acesso à internet. Apesar da televisão dominar o alcance publicitário, a internet consegue atingir 40% dos brasileiros. Dentre esse público, 79% utilizam a internet como fonte de pesquisa sobre produtos divulgados em outras mídias como televisão (51%), Mídias Impressas (35%) e Outdoor (27%).

Falando em mídia impressa, constatou – se que a mesma possui 63% de penetração entre o público de maior poder aquisitivo, enquanto que apenas 38% dentro da classe C.

Publicidade no Brasil

Publicidade no Brasil

 A classe C

Na última década, mais de 50 milhões de pessoas ingressaram na classe média da América Latina e, essa fato deve ser levado em conta quando trata-se de publicidade online. Ainda que para as classes C, D e E, a mídia mais impactante seja o rádio (principalmente quando trata-se de mulheres) sabe-se que é apenas uma questão de tempo para a internet virar o jogo.

A classe média brasileira já é maioria em todas as redes sociais e deve movimentar 1,47 trilhão de reais até o ano de 2015. Essa quantia corresponde a um valor maior do que as classes A e B juntas.

Publicidade no Brasil

Mas onde as pessoas buscam por informações na internet?

Resposta: Principalmente pelas redes sociais. 77% dos brasileiros que utilizam o Facebook interagem com fan pages de marcas e produtos, sendo que 58%  dos que usam o Twitter, aproveitam para escrever sobre empresas que gostam e costumam se relacionar. Além disso, 79% dos brasileiros donos de smartphones usam seus aparelhos em alguma etapa do seu processo de compra. Confira os dados gerais da América Latina:

Publicidade no Brasil

Compras, compras e mais compras!

A perspectiva não muda quando fala-se em e-Commerce. Em 2012, o Brasil chegou a 22 milhões de reais e chegará a 28 milhões ainda nesse ano de 2013. Os produtos mais comprados são roupas, eletrônicos, músicas e filmes, eletrodomésticos e computadores. Ou seja, finalmente as lojas virtuais brasileiras estão ganhando credibilidade frente aos consumidores.

Publicidade no Brasil

 

Analisando todas essas informações, pode-se concluir que no momento o espaço publicitário da internet não está sendo aproveitado ao máximo. Isso leva a crer que muitas empresas ainda não conseguem enxergar esse meio de comunicação como essencial.

A  falta de visão e  planejamento a longo prazo irá prejudicar muitos negócios que se restringirem ao consumo offline.

Quer saber mais? Veja o relatório completo do estudo aqui.

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

line
line

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*