Conecte-se! Sua ideia pode atrair multidões.

22/04/2010
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Hoje em dia, fala-se o tempo todo da convergência para o mundo digital. Pessoas não desgrudam dos seus aparelhos eletrônicos de jeito nenhum! No entanto, qual seria o motivo de tanto poder desses aparelhos e por que alguém deveria se conectar ao mundo virtual?

Social-Mídia

A web 2.0 é uma revolução! Com ela, as pessoas são livres para produzir seu próprio conteúdo e divulgar para qualquer pessoa do mundo. Ou seja, o poder não é somente da tecnologia, mas sim seu, pois é você quem produz o conteúdo e, consequentemente, faz acontecer.

De uns tempos para cá, a grande explosão da web são as redes sociais. Com o surgimento dessas redes, a forma de relacionamento entre os indivíduos passou por grandes mudanças. As pessoas passaram a compartilhar interesses e a criar comunidades.

Redes-Sociais

Sites como Orkut, Facebook, Twitter, Flickr, Picasa, Youtube, MySpace, Linkedin, Formspring, etc, ganharam grandes proporções no mundo virtual. Além disso, a divulgação de conteúdo, a interatividade, as diversas opções de ações e principalmente a possibilidade do usuário de opinar diante de temas propostos e/ou divulgados faz com que as redes sociais sejam uma febre.

Outro fator importante do sucesso dessas redes é a tendência crescente das pessoas em saber o que os outros estão fazendo em tempo real. Atualmente, celulares totalmente voltados para redes sociais estão sendo lançados no mercado. Tudo isso para estar conectado em todos os momentos e não deixar nada para trás! E para mostrar o poder de um conteúdo lançado na web e a força das redes sociais, nada melhor que alguns exemplos.

MOBILIZE-SE: AS REDES SOCIAIS PELO HAITI

Um exemplo social muito bacana que mostra o tamanho do poder das redes sociais foi uma campanha feita na web após o desastre do terremoto do Haiti, em 2010. As primeiras imagens e vídeos que chegaram da região do desastre foram capturados por celulares e disponibilizados na web.

Destruição-Haiti

O Twitter foi usado como um dos principais meios de comunicação para arrecadar doações. O Google e o Facebook (grupo Earthquake Haiti – 160mil membros) divulgaram listas de desaparecidos. Já o site Ushahidi forneceu mapas detalhando danos e locais que mais estavam precisando de ajuda humanitária.

No Twitter, foram criadas duas hashtags: #relativesinhaiti usada para parentes tentarem saber sobre vítimas e a #rescumehaiti usada pelos participantes de operações de resgate, além do Twitpic que serviu para hospedagem de fotos.

Nesse caso, por meio das redes sociais, as pessoas de todo o mundo se mobilizaram e puderam se unir e lutar por uma mesma causa, tanto gerando conteúdo como no incentivo e arrecadação para doações.

ELEJA-SE: AS REDES SOCIAIS NAS ELEIÇÕES

O presidente eleito nos EUA, Barack Obama, revolucionou o conceito de campanha eleitoral. Nada mais, nada menos, ele não esperou as pessoas fossem até ele e literalmente “foi até elas” com uma forte campanha na internet.

Barack-Obama

O até então candidato Obama criou uma rede (MyBarackobama.com) na qual os eleitores podiam criar seus próprios blogs para discussão, envio de recomendações diretamente para a campanha eleitoral, criação de mini-site para arrecadação de doações, organização eventos, entre outros e assim, com o slogan de campanha: Yes, we can (Sim, nós podemos).

Obama estimulou o uso de conteúdo gerado pelo seu público e a partir daí foi estimulado para desenvolver sua campanha.

Com 130 mil seguidores no Twitter, 14 milhões de views em apenas um vídeo no Youtube, um grupo no Facebook de 2,3 milhões de membros e 3,1 milhões de doadores, após as eleições o eleito presidente não deixou seus seguidores na mão e continuou com a campanha nas redes e os eleitores podem continuar dando suas ideias e opiniões sobre os assuntos do mandato.

DIVULGUE UM CONCEITO:

A goma de mascar Trident lançou um novo produto: o Trident Splash. Em sua campanha, eles também usaram as redes sociais. O conceito usado foi a ideia do SPLASH – seja refrescante, impactante e inesperado. Com a criação de um hotsite, lançaram a ideia dos 7Splashs no mundo e por meio de marketing de guerrilha, marketing direto e o uso da web 2.0 e das redes sociais desenvolveram a sua campanha.

Campanha-Trident

Foi selecionado, por meio das redes e através de concurso, o garoto Sungaboy (garoto que, em todos os lugares que aparecia, estava com uma sunga vermelha). Após seleção, o Sungaboy percorreu o mundo pelos 7 Splashs definidos.

No Twitter, os seguidores puderam postar suas dúvidas, gerar ideias e acompanhar os destinos. No blog foram postados todos os caminhos percorridos pelo Sungaboy. No Picasa, fotos.

E ainda, a campanha contou com um hotsite especial com um jogo de realidade aumentada totalmente interativo. O Sungaboy gerou muita mídia espontânea, participações em programas televisivos, como na emissora MTV, e foi um total sucesso no mercado.

Ótimos resultados para o Trident!

SEJA UMA CELEBRIDADE:

Após lançar um vídeo no Youtube com uma gravação totalmente caseira, Luan Santana se tornou um dos maiores astros da música sertaneja atual.

Luan-Santana

O garoto de apenas 18 anos, soma um dos maiores salários recebidos por artistas hoje em dia. O vídeo da música “Meteoro” atingiu 10 milhões de visualizações no Youtube. O cantor conta com 180 mil seguidores no Twitter, 120 milhões de visualizações no Youtube, 210 mil membros na sua comunidade oficial do Orkut e 35 mil acessos diários de visitantes únicos no seu site.

Dá para acreditar?

São muitas as possibilidades dentro das redes sociais e desse novo mundo virtual. Se o seu conteúdo for bom, com certeza vai despertar interesse.

Será que vale a pena ficar de fora?

Conecte-se e conheça você mesmo! Não se esqueça que o off-line também é muito importante, mas fique atento as novas tecnologias e meios, afinal: um conteúdo postado por você pode atrair MULTIDÕES… a qualquer momento!

DEBATA SOBRE MÍDIAS SOCIAIS E MARKETING DIGITAL

Se você também se interessa por todo esse mundo cibernético, está completamente conectado a essa imensa teia que chamamos de internet, participe de uma das principais fonte de discussão, conhecimento, provocação e reflexão do mercado sul-americano de mídias sociais e marketing digital: o Social Media Brasil.

A proposta da edição deste ano, é a busca da consolidação do mercado de social media no Brasil apresentando os melhores estrategistas e pensadores, trazendo conhecimento, interação, diversão e networking.

Quando será realizado o evento?

  • Dias: 24 e 25 de Junho das 08:30 às 17:00
  • Local: Teatro Frei Caneca em São Paulo

Obtenha mais informações e faça sua inscrição no site do Social Media Brasil.

Eu vou ao Social Media Brasil e você?

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

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