Como utilizar os KPIs em suas ações na web

24/08/2011
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Indicadores chaves de desempenho

“Em Mídias Sociais, o seu retorno representa o seu investimento”. A afirmação é de Brian Sollis, analista digital, e ilustra muito bem o tema deste post. Afinal, precisamos medir o retorno de investimento nas redes sociais. Para isso você deve usar os KPIs, que nada mais são que  “Indicadores Chave de Desempenho“.

Com eles, é possível acompanhar desde o desempenho até a visibilidade de um negócio ou ação.

Como aplicar os KPIs

como aplicar os KPIs

A aplicação dos KPIs podem começar com algumas perguntas:

  • Qual o tipo de retorno que eu pretendo com determinada ação: Aumentar tráfego no site? Downloads? Indicações? Compartilhamento de conteúdo?
  • Quantas mentions no Twitter tal perfil recebeu? Quantas positivas? E as Negativas e neutras? Quantos RTs? Quem me retweetou? Qual o perfil deste usuário e como a minha mensagem foi vista por ele e seu seguidores?
  • Posts, fotos, vídeos, qualquer coisa que gere interação, como ela foi desmistificada por quem acompanha o trabalho? Isso gerou comentários, quantos foram, isso atraiu mais pessoas para o perfil?
  • Quantas vezes aquele link foi clicado e indicado?
  • Isso gerou mais vendas e atraiu clientes novos? Enfim, daquilo que foi proposto inicialmente, qual o alcance real obtido?

Esses indicadores quando respondidos adequadamente ajudam a ter uma visão ampla sobre as ações e seus retornos. Pois isso, auxilia no planejamento de próximas ações. Empresas que utilizarem este método dinâmico para promover conteúdo relevante obterão sucesso no relacionamento com clientes.

KPIs para mídias especificas

Alguns KIPs que podem ser utilizados na mensuração de sites e links, por exemplo, número, média das visualizações e duração da visitas. Já para os RSS, podem ser utilizados as requisições de feed e de artigos, circulação, taxa de conversão, entre outros.

parâmetros de KPIs

Em se tratando de mídia online, com Slideshows, pode-se utilizar os números de visualizações, o interesse pelo canal e pelos slides e as interações feitas. No caso dos vídeos utilize KPIs de requisição dos vídeos, o número de visitantes que assistiram até o fim.

É importante levar em consideração que não existe formula pronta para KPIs, vai depender do seu negócio e as ações que irá exercer nele.

O essencial é mensurar, assim você terá uma visão real sobre a situação da sua ação.

Já utilizou os KPIs em suas ações?
Conte para nós como foi o retorno!

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

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