Como monitorar a sua concorrência usando a tecnologia do Google?

24/09/2008
  • Pin It

A internet é uma tecnologia amplamente usada no nosso dia-dia e os sites como o Google ganham extrema importância por disponibilizar de forma rápida as informações que buscamos dentro dos milhares de diferentes tipos de sites existentes.

Nesse contexto, essa imensidão de informações está “guardada” em gigantescos servidores do Google distribuídos no mundo todo e oportunamente poderá ser disponibilizada para qualquer internauta.

Gostando ou não, a realidade é que todos nós deixamos rastros que podem ser monitorados por outras pessoas e empresas.

Mas como tirar proveito disso?

A todo o momento, os spiders dos sites de busca estão coletando informações na web e podemos tirar proveito disso usando o Google Alert.

Esta é uma das muitas ferramentas gratuitas do Google que pode ser extremamente útil no monitoramento de termos cadastrados.

Basta inserir as palavras-chave e o e-mail desejado acessando Google Alert.

Monitorando a concorrência com o Google Alerts

Imagino que o seu principal uso sejam os disparos relacionados ao nome de celebridades, bandas, políticos, times de futebol, esportes, etc.

Porém, na minha opinião, seu grande diferencial é a possibilidade de monitorar qualquer tipo de empresa, concorrência ou marca sem deixar pistas ou rastros !

Neste caso, basta cadastrar o domínio (URL) do site da empresa em questão e pronto !

Certamente você irá surpreender-se com os resultados, pois, toda a movimentação on-line dos termos cadastrados irá cedo ou tarde chegar até a sua caixa postal na medida em que os spiders dos sites de busca indexam novas informações e atualizam seus bancos de dados.

Já estou recebendo os e-mails. E agora?

Basta clicar no link indicado para abrir a página onde o termo foi indexado !

Caso a quantidade de emails seja muito grande, o que será absolutamente normal no começo visto que você estará curioso para teste 123ar a ferramenta, use o bom senso e exclua as palavras-chave mais genéricas e que apresentaram resultados piores.

Façam comentários !

Rodrigo Sampaio
Consultor em Web Marketing

Post Publicado originalmente em http://www.ribeiraopretoonline.com.br/coluna-rodrigo-sampaio

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

line
line

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*