Como diferenciar a Internet da Televisão? Conheça as características da nova mídia

24/09/2010
  • Pin It

Que a Internet revolucionou o modo de se fazer comunicação na sociedade, não é novidade. Tão pouco é surpreendente o fato de ela ser considerada uma nova mídia, em contraposição aos veículos de comunicação tradicionais, como televisão, rádio, jornais e revistas.

Mas, como diferenciar o que é uma nova mídia daquilo que não é? Alguns autores, de pensadores acadêmicos a gurus de marketing, estabelecem alguns conceitos básicos para caracterizar a Web. Essas características ficaram ainda mais perceptíveis com o surgimento dos sites de redes sociais. Aqui vão elas:

Convergência

Já percebeu que, na Internet, TV, rádio e texto estão quase sempre juntos? Pois é. Essa é uma das características mais nobres da Web, que passou a ser mais bem aproveitada com o surgimento de streaming e podcasting. Porém, ainda é pouco valorizada, principalmente em blogs, em que é dada preferência à oferta de texto.

twitter pelo celular

Memória

Gravar a novela das 9h ou o jornal da noite não era uma tarefa muito simples. Era necessário comprar o VHS, colocar no videocassete, programar a gravação… enfim, só se tinha esse trabalho quando era realmente preciso. Na Internet, os mecanismos de busca permitem encontrar vários arquivos sem muito esforço. Redes sociais como o Youtube possibilitam a exibição de vídeo no momento em que o internauta bem entender.

Acessando o Youtube

Personalização

Quer assistir à matéria dos pingüins que migraram da Antártica para o Brasil no mais rigoroso inverno dos últimos tempos? Ok. Mas, antes, terá que ver outras três matérias e dois intervalos comerciais. Essa ditadura do conteúdo não faz mais sentido para os internautas. Eles vêem o que querem, na hora em que querem e, no Twitter, por exemplo, seguem as notícias dos seus canais de comunicação preferidos.

Acessando Twitter

Hipertextualidade

É a possibilidade de interconectar textos por meio de links. É algo totalmente típico da Internet. O usuário está em um site, clica em um link, que pode direcionar a outro e a outro local. Essa característica ficou mais evidente com a difusão das timelines (colunas de mensagens, típicas de microblogs, como o Twitter), em que os usuários costumam postar, constantemente, links para direcionar a outros sites.

Twitter timeline

Interatividade

A mais endeusada das características da nova mídia. Ou estão achando que votar no “Você Decide” e ligar para a principal rádio AM da cidade pra reclamar da empresa que cuida de saneamento básico é a principal função das antigas mídias? São, sim, ações de interatividade, mas não se caracterizam como algo estrutural do meio. São participações pontuais do público, que não vê sua posição efetivamente destacada na situação. Ou seja, a família ficava no sofá, recebendo informações diárias, mas o máximo que poderia fazer era comentar com a família, vizinhos e parentes sobre o conteúdo visto na noite anterior. Nas Internet, e redes sociais, por extensão, todos têm voz e podem ser ouvidos.

Interatividade

E, então, vamos explorar mais a interatividade? Deixe seu comentário

Escrito por: Adam Esteves Debiasi
@adamesteves
http://socialmediaempresarial.wordpress.com/

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

line
line

3 comentarios sobre “Como diferenciar a Internet da Televisão? Conheça as características da nova mídia”

  1. Muitas pessoas ainda não se deram conta disso, e essa interatividade só tende a aumentar.

    Parabéns pelo post!

  2. Realmente diversas pessoas e até mesmo profissionais da área ainda não conseguem diferenciar a internet da mídia tradicional.

    Esse artigo está bastante objetivo e esclarecedor.

    Abraço.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*