Atuação nas Redes Sociais: Maior desafio para 2011 no Marketing Digital

25/12/2010
  • Pin It

Seria impossível projetar oportunidades no marketing digital para 2011 sem levar em consideração os fatos mais importantes de 2010, certo?

Para um seguimento extremamente dinâmico devido a sua forte dependência com a internet, pensamos que o ato de integrar corretamente as redes sociais ao ambiente corporativo seja um enorme desafio não só para 2011 mas para os próximos anos principalmente.

desafios 2011

É claro que há muitos outros desafios como o aumento no preço dos links patrocinados para as palavras chave que materializam os desejos de consumo da classe C, ascensão do marketing de performance devido às compras coletivas ou a falta de mão de obra especializada para atuar nas agências digitais.

Porém, em nosso ponto de vista, nenhum desses desafios traduz a incompatibilidade que existe hoje entre a forma de “entender” a internet por parte dos gestores das empresas e a forma de “uso” da mesma pelas gerações Y e Z.

Justificativa…

Essa afirmação não tem apenas origem na ausência de familiaridade com as ferramentas e tecnologias da web 2.0 pelos gestores, mas também na falta de percepção sobre o poder que os internautas adquiriram nos últimos anos.

Através dos milhares de blogs existentes, sites de relacionamento como orkut e facebook, ferramentas de compartilhamento de informação instantâneas como o twitter, fóruns como o yahoo respostas, entre outros, as opiniões e pontos de vista dos internautas podem impactar centenas de potenciais clientes com apenas uma simples pesquisa no google.

E a conseqüência…

São necessárias novas ações e abordagens focando num maior respeito e abertura junto aos clientes e potencias clientes. O marketing invasivo deve ser substituído pelo marketing de relevância. O spam perde lugar para a relevância de conteúdo.

Portanto, o desafio é grande para as agências de marketing digital. Seus serviços relacionados à gestão de clientes e marcas nas redes sociais (social media marketing) devem começar na conscientização dos seus clientes visando à compreensão necessária sobre essa nova distribuição de poder.

Caso contrário, os resultados podem não ser satisfatórios…

Para finalizar, feliz natal e 2011 para todos os nossos clientes e leitores !

Rodrigo Sampaio
twitter.com/estrategiadig

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

line
line

Um comentário sobre “Atuação nas Redes Sociais: Maior desafio para 2011 no Marketing Digital”

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*