O poder do marketing de relacionamento feito pelo email marketing em datas como o natal

06/12/2012
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Estamos adentrando épocas festivas, e para muitas empresas o final de ano representa uma das datas mais importantes em termos de conversão e faturamento, pois é neste período que o nível de consumo das pessoas aumenta consideravelmente em relação aos demais meses do ano, tudo graças às compras natalinas.

compras de natal

Portanto, se esta é uma das épocas em que os consumidores estão mais propensos a comprar, faz-se necessária uma estratégia de marketing capaz de atrair possíveis clientes e levá-los a conversão.

Infelizmente muitos empresários destinam boa parte de suas verbas publicitárias em campanhas natalinas de urgência, esperando alcançar públicos-alvo em cima da hora, para então literalmente “despejar” promoções com preços especiais em cima deles.

Talvez um dos principais equívocos por parte destes gestores e empresários seja enxergar épocas como o natal e o fim de ano apenas com olhos comerciais, buscando a todo custo o crescimento de seu faturamento, baseando então suas estratégias de marketing na divulgação de melhores preços, promoções e “últimas oportunidades”.

Como assim?

Marketing Digital e campanhas de Natal

Então, qual é o melhor tipo de mídia para campanhas de natal e fim de ano e como executar tais ações de marketing corretamente? É aqui que o Marketing Digital se apresenta como uma excelente ferramenta para auxiliar a relação da sua empresa com seus clientes.

Marketing Digital de Natal

Uma das nossas sugestões são campanhas de E-mail Marketing. Através delas, é possível estabelecer um relacionamento adequado entre marcas e seus públicos, conquistando não somente clientes compradores, mas também evangelizadores de marcas e produtos, além disso, representam estratégias poderosas para empresas que não possuem uma verba de marketing muito grande.

O poder do E-mail Marketing em estratégias de Marketing Digital

Como já dissemos anteriormente, o email marketing, quando enviado para uma base de contatos válida e qualificada, torna-se uma ferramenta capaz de estabelecer relações de comunicação muito mais próximas com consumidores do que quaisquer outros anúncios de revista, spots para rádio ou comerciais de televisão de forma contínua.

Isto deve-se ao fato de que o e-mail marketing é capaz de fornecer não apenas promoções e produtos a seus destinatários, mas também notícias, informações e conteúdos relevantes.

Quando a lista de contatos é do tipo opt-in (quando o usuário se inscreve para receber o conteúdo de uma determinada empresa ou marca em seu e-mail) esta relação de proximidade se torna ainda mais estreita.

Papai noel marketing digital

A partir do momento que uma empresa passa a adquirir um posicionamento mais humano em suas estratégias de Marketing Digital, há uma diferenciação em relação a concorrência.

Como um relacionamento via e-mail marketing pode auxiliar nos lucros da minha empresa?

Construir um relacionamento online é um processo demorado, feito de forma gradual, através de diversas plataformas. Sendo o e-mail marketing esta poderosa ferramenta que é, é necessário utilizá-lo de forma eficaz.

Um trabalho de e-mail marketing bem feito consiste no gerenciamento dos Leads (contatos comerciais). Muitas vezes o internauta ainda não está no “ponto exato” para tornar-se um cliente, ou talvez ainda não possua a verba necessária para comprar o produto que sua empresa está oferecendo, mas tenha certeza que a construção desse relacionamento gradual o fará lembrar da sua marca quando o momento da conversão chegar.

funil de leads

Vamos entender a situação acima em um contexto natalino. Suponhamos que você comece a enviar campanhas de e-mail marketing de fim de ano ainda em Novembro, quando boa parte da população está para receber a primeira parcela do décimo terceiro salário.

Talvez o envio deste e-mail não gere conversões no exato momento, mas tenha certeza que se você continuar com o fortalecimento desta relação, provavelmente colherá os frutos desta comunicação no mês seguinte, quando o cliente estiver formulando sua lista de compras de natal e lembrar-se de como você é atencioso em suas estratégias de e-mail marketing.

Mas como enviar um bom e-mail marketing de natal

Já que você pretende se comunicar com seus clientes e desejar-lhes votos de feliz natal e ano novo, inove! Busque novos formatos!

Fuja de clichês, pois estes provavelmente passarão batidos pelos destinatários da sua lista de contatos. Desenvolva layouts criativos e capriche no texto, transmitindo para o e-mail marketing todo o sentimento de parceria e confiabilidade que seus clientes esperam enxergar na sua empresa quando lembram dela.

Confira alguns dos modelos que a Estratégia Digital pode disponibilizar para que a sua empresa comunique-se com os seus clientes:

E-mail MKT de Natal Estratégia Digital

E aí, gostou do post?

Interessou-se por algum dos nossos cartões de Natal?

Que tal enviá-los aos seus clientes com uma mensagem bem legal?!

Para maiores informações, faça um orçamento de email marketing em contato conosco.

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

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