Dias movimentados em Ribeirão Preto para o mercado de marketing digital

17/05/2010
  • Pin It

No dia 11/05 houve o workshop do Hotwords na Fnac promovido pelo Marcos Chehab e no dia 15/05 houve a palestra do Pyr Marcondes no 9º Fest In promovido pela APP de Ribeirão Preto.

Eventos como esses merecem destaque por ajudarem na divulgação e compreensão dos conceitos relacionados ao marketing digital para os profissionais de comunicação e agências de publicidade e propaganda da região de Ribeirão Preto.

Palestra do Pyr Marcondes no 9º Fest In

Pyr Marcondes (@pyrmarcondes) é diretor executivo do Grupo Proxxima e como já era esperado, a sua palestra foi muito interessante e provalvelmente ajudou a “plantar muitas sementes” no público que estava presente.

Na minha opinião, ficou claro que o objetivo da palestra no 9º Fest In era aproximar o público do mercado de publicidade on-line. Num tom acolhedor, Pyr Marcondes foi convidativo ao afirmar que essas ações devem focar mais uma comunicação inovadora e relevante junto ao internauta e menos numa compreensão técnica sobre as ferramentas digitais.

Pyr Marcondes exemplificou sua idéia através do case mundialmente conhecido do Barack Obama, que inovou ao “conversar” com milhares de cidadãos dos EUA na última eleição à presidência através de campanhas extremamentes eficientes de email marketing.

Ele ilustrou a sua afirmação com um dos emails marketing usados na campanha (ver abaixo).

email marketing barak obama

Notem que realmente a peça tinha uma estrutura muito simples e estimulava a idéia de que o Obama conversava “diretamente” com os seus destinatários. Particularmente achei a campanha extremamente eficiente ao levar a mensagem de “Yes, We Can” do candidato para dentro da casa dos cidadãos norte americanos em grande escala e pela internet.

O marketing digital não é “tão” tecnológico ?

Sabe-se que em campanhas de email marketing, é imperativo que os emails não sejam caracterizados como lixo eletrônico (ou spam), ou seja, devem ser “entregues” nas “caixas de entrada” dos destinatários. Esse fato é de extrema importância devido ao comportamento padrão do internauta ao ignorar os emails que tenham sido taxados como spam, independente da sua relevância.

Nesse sentido, ainda falando sobre o case do Barack Obama, é muito provável que a agência Blue State Digital tenha respeitado alguns atributos técnicos relacionados às técnicas anti-spam que potencializaram a eficiência da ação ao possibilitar que uma quantidade infinitamente maior de pessoas tivesse recebido corretamente os emails marketing.

Mediante a estrutura das peças, percebe-se que houve a opção por um formato extremamente simples. A grande maioria do conteúdo foi exibida em HTML e algumas imagens que eram hiperlinkadas aos vídeos do Obama hospedados no youtube.

Ironicamente, essa falta de preocupação estética e ausência de design ou imagens rebuscadas foram decisivas. É que além de facilitar a leitura em telefones celulares, essa estrutura possibilita uma menor pontuação em testes anti-spam como o SpamAssassin.

Além disso, é muito provável que a agência digital responsável Blue State Digital tenha feito os disparos dos emails marketing através de diversas faixas de IPs pelo uso de ferramentas profissionais de disparo, validação do SPF Sender, segmentação dos destinatários, entre outras atividades que aumentam a eficiência destes tipos de campanhas.

Portanto…

Na minha opinião, a compreensão técnica sobre a tecnologia nessa ação de email marketing foi extremamente importante e possibilitou uma verdadeira pulverização dos emails junto às “caixas de entrada” dos cidadão norte-americanos.

Penso também que por melhor que tenha sido o planejamento da comunicação e as abordagens junto aos internautas norte-americanos, o sucesso dos emails marketing não teria sido alcançado se os destinatários não tivessem acesso aos mesmos.

Concluindo…

É necessário lembrar que o público do 9º Fest In era formado majoritariamente por estudantes de publicidade e propaganda e que a abordagem tinha que se convidativa, mas acho errado minimizar a necessidade da compreensão da tecnologia no mundo do marketing digital.

fest-in-ribeirão-preto

Se os jovens que estavam ontem lá optarem por trabalhar neste “novo” tipo de marketing deverão também entender que o domínio sobre as tecnologia é tão importante quanto às habilidades de planejamento e de criação da publicidade e propaganda.

O que você acha ?
Dê a sua opnião ?

Rodrigo Sampaio

Rodrigo Sampaio
Autor: Rodrigo Sampaio

Diretor Executivo da Estratégia Digital, Professor de 5 cursos de Marketing Digital e 2 turmas de Facebook Marketing oferecidos em Ribeirão Preto, MBA em Marketing FGV e Aluno EAD do MBA em Gestão Estratégica USP.

line
line

2 comentarios sobre “Dias movimentados em Ribeirão Preto para o mercado de marketing digital”

  1. É uma pena que esse tipo de profissional quando vêem a Ribeirão é tão pouco divulgado, mesmo nos canais mais segmentados de profissionais do ramo. Acho que vocês são das agências mais em evidência de Ribeirão, no meio digital, e poderiam ser fontes de divulgação quando profissionais veem até aqui, jã que são raras as vindas! Também deixo meu protesto pela escassez de palestras e cursos que nos apresentem algo mais do mercado do Marketing Digital, algo que não vemos diariamente nos blogs e nos Tweets. Acho que vocês tem voz e meio para viabilizar isso aqui em Ribeirão.

    Trabalho no meio e tenho amigos que trabalham também. Estamos sempre em contato com profissionais de São Paulo e antenados nas notícias e tendências, inclusive estive no Worshop de vocês na Fnac sobre o curso, porém por conta de compromisso já agendado não pude participar do curso.

    Obrigada.

    1. Tudo bem Bia ?

      Obrigado pela interação e pelo comentário !

      Você tem toda razão…a divulgação do workshop e da palestra do 9º Festin não aconteceu como deveria pois não chegou ao conhecimento de muitos profissionais com potencial interesse.

      Porém, também ficamos sabendo muito em cima da hora e aconteceu através da indicação de terceiros…

      Enfim, em nome da agência, me comprometo a divulgar todos os futuros eventos para ajudar nesse sentido…

      Em relação à sua sugestão quanto aos cursos e eventos, entre em contato direto comigo. Vamos agregar esforços pois assim as coisas podem fluir melhor.

      No aguardo do seu email !

      obrigado

      obs: quinta-feira agora (20/05) haverá um evento na FAAP sobre O Desenvolvimento dos meios de comunicação e planejamento de mídia

      Rodrigo Sampaio

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*