Seu nome pode estar sendo usando pelo Facebook no adwords!

19/05/2009
  • Pin It

Você sabia que é possível obter várias informações importantes sobre as pessoas e as empresas no Google?

E que o Google não se responsabiliza pela veracidade e pela autoria destas informações?

Basta um site possuir páginas acessíveis aos boots e pronto!

Todos os rastros virtuais (bons ou ruins) deixados na web estarão expostos publicamente.

É por isso que a reputação on-line deve ser gerenciada, pois estas informações podem gerar uma série de benefícios ou danos.

Facebook x links patrocinados

O motivo que me fez retomar o tema da reputação online é que, apesar de ser uma prática freqüente em outros países, a publicidade online feita pelo facebook é nova aqui no Brasil.

Através do adwords, o facebook começou a exibir anúncios nos links patrocinados do Google sempre que parte significativa dos nomes dos seus usuários é pesquisada.

Confira abaixo o resultado de uma pesquisa associada ao meu nome:

google-rodrigo-sampaio-adwords

Objetivo e estratégia da campanha do Facebook

Todos sabem que o Orkut lidera como a rede social mais usada no Brasil. Neste contexto, a estratégia do Facebook é aumentar a sua participação junto aos internautas brasileiros.

Fica óbvio que o objetivo da campanha é atrair novos usuários. Como há pouquíssimos concorrentes, o custo do clique é relativamente baixo, o que gera uma excelente posição do anúncio.

Na minha opinião, esta campanha é excelente !

Além de cadastros novos, ela gera também um tráfego qualificado e interessado em conhecer o portal.

Imaginem uma pessoa que tenha procurado por “Rodrigo Sampaio” no google e que tenha encontrado 31 perfis com este nome dentro do Facebook ?

rodrigo-sampaio-facebook2

É bem provável que este novo usuário se torne ativo e que, instantaneamente, comece a interagir para descobrir qual destes é o seu contato.

Aliado a essas características, soma-se ainda o perfil do brasileiro que adora redes sociais !

Esta prática é nova ?

No Brasil, confesso nunca ter visto algo semelhante no Google.

Já nos países que apresentam uma maturidade publicitária maior em relação à internet, é bem provável que esta prática seja comum.

Posso citar como exemplo o post reputação online do blog tolnetwork em que o “Rui Augusto” relatou um caso semelhante. Só que no caso dele, o anunciante era o LookupPage ao invés do Facebook.

E você, tem acompanhando a sua reputação online ?

Rodrigo Sampaio
Autor: Rodrigo Sampaio

Diretor Executivo da Estratégia Digital, Professor de 5 cursos de Marketing Digital e 2 turmas de Facebook Marketing oferecidos em Ribeirão Preto, MBA em Marketing FGV e Aluno EAD do MBA em Gestão Estratégica USP.

line
line

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*