Apresentação no 3º Encontro de Twitteiras e Blogueiras de Ribeirão Preto

22/08/2012
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Saber escrever e bem é uma das características essenciais para jornalistas e redatores, mas no ambiente online algumas características mudam.

Que tal conhecer mais um pouco sobre SEO (Otimização em Ferramenta de Busca) e conseguir mais acessos gratuitos?

Confira as 10 dicas sugeridas pelo Rodrigo Sampaio, em sua palestra no 3º Encontro de Twitteiras e Blogueiras de Ribeirão Preto.

Dica 1 – Capriche no conteúdo!

Pode ser uma ideia já muito batida mas continua sendo atual mas todo jornalista precisa escrever algo bom, único e relevante. O google adora isso.

Dica 2 – Saiba escolher as palavras chave para o seu blog ou post

Use a ferramenta de palavras chave do google, google instant e o google insights for search com esse propósito.

Dica 3 – Negrite as palavras chave

negrito SEO

As palavras chave em negrito despertam maior atenção dos seres humanos em suas leituras na web. Por conta disso, também são valorizadas pelos sites de busca.

 Dica 4 – Insira as palavras chave nos cabeçalhos e descrição

Os cabeçalhos são atributos muito valorizados pelos sites de busca. Os chamados H1H2, H3, H4 (etc) ficam dentro do texto e funcionam como “um olho” ou linha fina do texto.

Já a meta description (ou descrição) serve como uma prévia do conteúdo da página e pode ser visualizada nas páginas de resposta dos sites de busca. Apesar de não influenciar no algoritmo, exerce forte influência para os seres humanos.

Para ambos os casos, também é indicado utilizarmos as palavras-chaves dentro desses “espaços”.

Para maiores informações, acesse Tags Heading e Sua Importância no SEO e Meta Tags e SEO.

cabeçalho SEO

Dica 5 – Insira as palavras chave no título da página

O título pode ser classificado como mais importante do que os cabeçalhos. Ele ganha destaque pois é exibido com nos resultados das buscas (serps).

Dica 6 – Faça links internos no seu blog

Colocar hiperlinks numa determinada palavra chave proporciona mais informações caso o internauta clique e seja levado para outra página ou site.

Como o google entende que o site ou página que recebeu o hiperlink é uma referência, ela ganhar credibilidade e sobe nas posições das páginas do Google.

Dica 7 – Insira-as nos nomes das fotos

Além de escolher uma boa imagem ou vídeos que ilustrem muito bem seu texto, é importante nomeá-los com palavras-chaves através do atributo “alt”. Pois assim seu post pode ser encontrado também quando o usuário pesquisar por palavras-chaves em imagens.

texto alternativo seo google

Dica 8 – Densidade de Palavras Chave

Não peque pelo excesso!
Lotar o seu post com palavras chave é prejudicial para os seres humanos e para os sites de busca. Os spiders do google detectam tentativas de manipulação do seu algoritmo e penalizam os domínios e sites.

O ideal é que as suas palavras chave estejam entre 2 a 3% do conteúdo da página.

densidade de palavras chave

Dica 9 – Nunca duplique conteúdo

Sabia que os sites de busca ignoram as páginas cujos conteúdos são copiados?

Sabia também que é muito provável que estes sites sejam penalizados caso haja uma frequencia grande de páginas plagiadas?

O ideal é que haja uma frequencia grande de postagens próprias e autênticas. Caso você precise copiar o conteúdo de um parceiro, informe isso claramente ao google. Use a tag rel=”canonical”.

url canonical seo

Material usado na apresentação

Segue o material usado!

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Rodrigo Sampaio
Autor: Rodrigo Sampaio

Diretor Executivo da Estratégia Digital, Professor de 5 cursos de Marketing Digital e 2 turmas de Facebook Marketing oferecidos em Ribeirão Preto, MBA em Marketing FGV e Aluno EAD do MBA em Gestão Estratégica USP.

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