Entrevista sobre Marketing Digital – Estratégia Digital na Unip

22/05/2012
  • Pin It

Rodrigo Sampaio, diretor executivo da Estratégia Digital, participou de uma entrevista com alunas do 1º semestre de Propaganda e Marketing da Universidade Unip.

Entrevista Estratégia Digital Unip Marketing Digital

Durante a entrevista, as alunas Keyla e Nataly puderam valer-se das respostas de Rodrigo Sampaio sobre o tema Marketing Digital.

Confira como foi a entrevista abaixo:

1. Além de ter a função de divulgar determinados produtos na Internet o que mais faz um Diretor de Marketing Digital?

Rodrigo Sampaio:

  1. Ajudar na prospecção de novos clientes
  2. Ajudar na gestão de pessoas (equipe)
  3. Ajudar na gestão técnica da equipe
  4. Acompanhar a concorrência para outras agências
  5. Acompanhar a concorrência dos clientes
  6. Definição de objetivos e metas
  7. Fazer o planejamento das ações
  8. Manter-se atualizado em relação as novidades tecnologicas do mercado
  9. outros

2. Em média qual seria a remuneração inicial de um Diretor de Marketing? E conforme o seu desempenho e com o passar do tempo?

Rodrigo Sampaio: Sinceramente eu não sei. Como sou diretor e dono da minha agência, a minha remuneração é muito variável. Se usarmos como referência a cidade de São Paulo, eu imagino que seja no mínimo uns R$ 7.000,00

3. Com sua experiência e com o seu tempo de trabalho na área, quais as dicas que você passaria para aqueles que querem ingressar nesta área?

Rodrigo Sampaio: Estudar muito. Além disso, se o objetivo for montar uma agência própria e caminhar num sentido empreendedor, será necessária muita paciência e plantar sementes na conquista de clientes e formação de mão de obra. Se o objetivo for seguir uma carreira diferente, a sugestão seria procurar as grandes agências digitais. Nada de off line…apenas as online ou talvez as integradas.

4. Quais são as maiores dificuldade que um Diretor de Marketing Digital enfrenta?

Rodrigo Sampaio: Falta de boa mão de obra e falta de conhecimento digital por parte dos gestores das empresas.

5. Em sua opinião, quais são HOJE os fatores positivos e negativos desta profissão? E tem como comparar com mais ou menos há uns anos atrás?

Rodrigo Sampaio: O fator positivo é sem dúvida o potencial do mercado. O negativo é a falta de mão de obra técnica e desconhecimento digital dos gestores. Pela minha experiência, há uns 3 ou 4 anos atrás, aqui em Ribeirão Preto, havia uma demanda muito grande pelo serviço de criação de sites. Hoje em dia, já existem empresas pensando em divulgar seus sites. A verba é pouca mas eu percebo isso como uma evolução muito positiva.

6. Qual a formação que você acredita que deixe o profissional mais preparado para enfrentar o mercado de Marketing Digital?

Rodrigo Sampaio: Com certeza é necessário que o mesmo estude a literatura da área (principalmente os blogs) e que tenha a possibilidade de executar as ações. É necessário errar muito e adquirir experiência para ser um bom profissional.

7. Você acredita que futuramente o Marketing Digital será uma boa área para profissão?

Rodrigo Sampaio: Sim. Acredito.

8. Algumas empresas ainda dizem que é difícil investir em mídias sociais e meios digitais. Você acredita que o Marketing Digital está muito fora de alcance das empresas?

Rodrigo Sampaio: O marketing digital envolve um conjunto de ações possíveis. Dentro dele, há a mídias sociais (que não são redes sociais) e outros como links patrocinados, SEO, e-mail marketing, gestão de leads, etc. Por experiência, nem toda empresa possui a verba necessária para comprar um pacote completo de marketing digital. Porém, está poderia começar comprando apenas alguns dos serviços e ir gradualmente aumentando seus investimentos.

9. Qual sua aposta para o futuro do Marketing Digital no Brasil?

Rodrigo Sampaio: Eu acredito muito no marketing de performance. Inclusive, esse passou a ser o posicionamento da Estratégia Digital. Acredito que esse seja o melhor caminho para gerar resultados para os clientes. A gestão de leads (orçamentos) e a remuneração baseada em desempenho e no ROI são objetivos que gostaríamos de executar para todos os clientes…

10. Empresas têm usado o Marketing Digital, mas em alguns casos não há sucesso. O que você acredita que as empresas mais pecam na hora de fazer o planejamento?

Rodrigo Sampaio: Pela minha experiência, o problema não surge no planejamento e sim nos detalhes, na hora de executar as ações. Por mais óbvio que seja, um site ruim (conteúdo de baixa relevância, lento, difícil navegação e ausência de objetivos nas páginas, etc) atrapalha muito pois não supre as expectativas dos visitantes.

De um modo geral, de cada 10 orçamentos que agente recebe pelo nosso site, uns 8 ou 9 sites precisariam ter seus sites refeitos antes de pensar em divulgá-los.

11. Com está o mercado de trabalho para quem quer ingressar nessa área?

Rodrigo Sampaio: Muito promissor. Sobram empregos. Porém, as faculdades não estão formando mão de obra qualificada. Os coordenadores e professores estão míopes para isso…

12. Quais ferramentas e conhecimento técnico é preciso ter para trabalhar na área?

Rodrigo Sampaio: Conhecimentos fortes de marketing e uma excelente familiaridade com as tecnologias de internet. É necessário conhecer muito as plataformas ou os “ambientes” digitais afim de fazer o melhor trabalho.

13. O que te fez escolher essa profissão?

Rodrigo Sampaio: Afinidade. Adoro o que faço e continuarei dessa forma por muito tempo ainda…

14. Você está satisfeito com o que sua profissão lhe oferece?

Rodrigo Sampaio: Sim. Mas eu gostaria de ganhar mais…(risos)

15. Se pudesse, qual outra profissão você escolheria?

Rodrigo Sampaio: Nenhuma.

 

Agradecimentos para Keyla e Nataly.

Entrevista Estratégia Digital Unip Marketing Digital- Keyla e Nataly

Deixem suas opiniões nos comentários abaixo!

Até o próximo post!

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

line
line

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*