Pais, vocês estão de olho em seus filhos nas redes sociais?

05/09/2011
  • Pin It

A internet está cada vez mais acessível para as pessoas. Jovens, adultos, crianças estão tomando conta das redes sociais.

Através do Infográfico abaixo, você pode analisar que adolescentes até 17 anos estão mais ativos nas redes sociais. Clique na imagem para visualizar melhor:

Infográfico Redes Sociais Brasil

Mas uma grande preocupação é que essas crianças e adolescentes utilizam as mesmas redes sociais que os adultos e muitas vezes esses menores nem são instruídos de que há um adulto com más intenções interagindo com eles. Prova disso, é o número de casos de pedofilia via internet que vemos nos noticiários a cada dia.

Muitos sites de relacionamento não permitem menores de idade utilizarem as redes sociais. Mas o controle disso não está em quem escreveu o termo de uso, e sim, nos responsáveis por esses menores que muitas vezes não têm conhecimento do perigo.

Você sabe o que são redes sociais?

De maneira simples, redes sociais são meios que as pessoas usam para estarem interligadas entre elas, nas quais compartilham fotos, frases, textos e vídeos. Através dessas mídias as pessoas podem comunicar com gente diferente do mundo inteiro.

Quais são as redes sociais mais utilizadas?

De acordo com o infográfico acima, as três redes sociais mais utilizadas são: Orkut, Facebook e Twitter. Todas elas são possíveis compartilhar vídeos, fotos e trocar qualquer tipo de informação tanto particular quanto profissional.

Quais as redes sociais que seu filho utiliza?

Você sabe quais são essas redes sociais que se filho utiliza? E o que ele compartilha nas redes? Algumas fotos que eles postam podem ser chamativas para o criminoso. Procure ficar atento!

redes sociais e crianças

Você sabe com quem seu filho conversa na internet?

Você conhece os amigos que seu filho conversa nas redes sociais? Sabe se os amigos são da escola, amigos do bairro ou até mesmo parente? É bom ficar sempre de olho.

Veja abaixo algumas orientações:

O controle total sobre os filhos e a internet é praticamente impossível. Se você proibir de usar em casa, seu filho terá facilmente acesso a internet nas casas dos amigos, colégio, Ipad, Iphone de qualquer outro colega e até mesmo em Lan House. Mas a base do controle nas redes sociais começa em primeiro lugar em uma boa educação e diálogo com seus filhos. Veja algumas dicas:

Não adicione estranhos nas redes sociais

A primeira coisa é sempre ensinar a não conversarem com estranhos, mesmo que esses estranhos sejam crianças da mesma idade que eles, afinal quem pode estar atrás do outro lado do computador pode ser um adulto se passando por uma criança.

Mantenha sempre atualizado nas tecnologias

Acompanhar a tecnologia e o seu avanço nem sempre é tão difícil quanto parece. Sempre aparecem novas redes sociais e muitas novidades nesse meio. Mas procure sempre ler artigos da área e peça para alguém ajuda-lo a mexer.

Crie uma conta nas redes sociais que seu filho é cadastrado

Para isso é necessário saber como mexer. Depois é cadastrar nas redes sociais que o seu filho utiliza. Depois de uma conta criada você pode ficar próximo dos amigos que ele se relaciona e ter mais controle do que é compartilhado.

Nem tudo é perigo nas redes sociais

Nas redes sociais existem mais coisas interessantes do que crimes. Ainda bem, não é mesmo?!

Nelas podemos encontrar amigos bacanas para compartilharmos nossas fotos de festas, de encontros, podemos jogar e utilizar, principalmente, como meio de informação. Mas as dicas acima são apenas para melhor auxiliar para que os pais não fiquem de fora dessa realidade só porque, talvez, acha que não tem idade para essas coisas.

Não podemos fechar os olhos para um mundo que também têm criminosos e pedófilos querendo infiltrar de todos os lados, inclusive no mundo virtual. Por isso se você tem um bom relacionamento com seus filhos, procure sempre manter diálogo com eles, sendo assim, dificilmente serão enganados por esses criminosos. Mas estar por perto é melhor do que correr o risco.

Cris Paulino

http://twitter.com/crispaulino_

www.estrategiadigital.com.br

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

line
line

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*