O que são redes sociais?

29/09/2010
  • Pin It

Primeiramente, vamos desmistificar um erro comum: a maneira mais correta de designar o fenômeno da Web é dizendo “sites de redes sociais” e não apenas “redes sociais”. Porque, na verdade, são locais que possibilitam a expressão das redes sociais na Web. Complicado? Aqui está a razão:

Redes Sociais

O termo rede social não é uma expressão típica da Internet. Ela faz parte de um conceito antigo de metáfora de rede, associado ao primeiro teorema da teoria dos grafos, no qual as redes são representadas por arestas e círculos. Mais tarde, a esses preceitos matemáticos foram aplicados estudos das ciências sociais, surgindo assim o conceito estendido de rede social, em análises que tinham o objetivo de entender o modo como as ações sociais eram interlaçadas.

Mas como fazemos para identificar as redes sociais na Internet?

A especialista na área, Raquel Recuero, cita Boyd & Elisson para defini-las. Segundo eles, tais espaços possuem as seguintes características:

1) a construção de uma personalidade através de um perfil ou página pessoal;

2) a interação através de comentários;

3) a exposição pública da rede social de cada autor.

Seguindo essa linha, nem todas as formas de comunicação mediadas por computadores podem ser consideradas redes sociais. A diferença destas também está no modo como elas possibilitam a manutenção dos relacionamentos estabelecidos no espaço off-line.

ICQ e Messenger

Portanto, tanto o Windows Live Messenger quanto o ICQ, citando exemplos mais populares de chats, não podem ser caracterizados como redes sociais, já que eles possuem aspectos que possibilitam quase que exclusivamente a comunicação instantânea.

Escrito por: Adam Esteves Debiasi

@adamesteves

Blog: http://socialmediaempresarial.wordpress.com/

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

line
line

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*