8 motivos para sua empresa possuir uma página de fãs e não um perfil no Facebook

20/07/2012
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Devo usar perfil ou página de fãs para promover minha empresa no Facebook?

Desde que o Facebook virou febre no Brasil, as empresas estão desesperadas para entrar na rede, mostrar os seus produtos e principalmente vender!

Isso é muito bom, mas será que estas estão iniciando da maneira correta?

perfil pagina de fans empresas fas facebook fan page

Muitas começam o Facebook Marketing erroneamente. Com a pressa ou desconhecimento, criam um perfil para a sua empresa e não uma página para fãs (fan page).

Listei abaixo 8 motivos para você usar uma página de fãs ao invés de um perfil para seus negócios no Facebook, vamos a eles:

1- Publicidade no Facebook

Num perfil não é permitido fazer a divulgação comercial de produtos e serviços de empresas. O Facebook informa que o perfil serve apenas para pessoas físicas, ou seja, para manter amizades e laços mais próximos.

No caso, empresas possuem clientes e compradores, não amigos. Entendeu a diferença?

Então é para isso que existem as páginas de fãs, onde você pode promover seu site/blog para a sua audiência sem problemas.

2- Número de fãs na fan page

O número de contatos/fãs que a sua marca pode possuir numa fan page é ilimitado. Já num perfil, o máximo de amigos é de até 5.000 (já vi raríssimos casos como números maiores…)

O grande barato da página é poder ter fãs sem a preocupação de lotação entende?

Se pegarmos a Página do Corinthians no Facebook por exemplo, há mais de 2 milhões de fãs. Imaginem se eles tivessem feito um perfil…

3- Níveis de administração de página no Facebook

Uma atualização recente do Facebook permite que várias pessoas atualizem a mesma página, diferentemente do perfil.

Na prática: Você é de uma empresa em que várias pessoas precisam acessar a página de fãs para atualizar e acompanhar o andamento das interações. É possível delegar as funções de gerenciamento mediante o grau de hierarquia definido por você.

E está é uma grande vantagem hein?

Veja a ilustração abaixo sobre esses níveis:

niveis de administradores no facebook pagina page fan fa fas

4- Facebook e as abas especiais

Uma grande deficiência dos perfis é não oferecer a opção para adicionar as abas (landing page). Como estes, é possível fazer muita coisa bonita e interessante.

As grandes marcas se utilizam de abas para dar boas-vindas, apresentar promoções, ações de interação e captação de emails. Algumas são tão especiais que oferecerem vídeos e jogos para os fãs e acabam sendo um recurso muito bem aceito e que rendem muitos likes (novos fãs) para as marcas.

landing page aba para facebook interativa especial

Para você inserir uma aba na sua página, o aplicativo mais usado é o Static HTML, que é bem simples e fácil de ser instalado.

Mas aviso que você precisará de uma pessoa que entenda de HTML para criar um código para deixe a aba funcionando de acordo com seus objetivos.

5- Twitter, Youtube e Blog no Facebook

Os perfis no Facebook até oferecem uma sincronização com o Twitter de forma básica e simples. Já as páginas de fãs, além de colocar abas para os mais diversos objetivos, oferecem ainda aplicativos bem completos e que atendem às necessidades para twitter, youtube, blog e várias outras redes sociais.

twitter para facebook involver aplicativo blog fan page pagina de fas youtube

O site mais famoso que oferece esses aplicativos grátis para Facebook é o Involver. Basta entrar lá e instalar.

6- Anúncios no Facebook (Facebook Ads)

Com uma fan page, é possível criar quantos anúncios pagos, para campanhas diferentes, segmentá-las, especificar qual público vai recebê-las e mais um monte de vantagem que acabam alavancando a popularidade, visualizações e engajamento com a sua marca.

publicidade no facebook ads anuncio como funciona fazer

Por padrão, você precisará de um cartão internacional para o Facebook cobrar o valor investido na publicidade no facebook. A dica é usar o Paypal (configurado com a idioma em português) para que o pagamento seja feito em reais (dessa forma, não seria necessário pagar também o IOF).

7- Estatísticas no Facebook – Facebook Insights

Você já viu quantas pessoas visualizaram determinada foto que você postou no seu perfil no Facebook? Não?

E nem vai.

É que os perfis no facebook não oferecem um recurso chamado Facebook Insights, já as páginas sim.

facebook insights estatisticas como usar onde ve

Este é um dos recursos mais usados por agências de marketing digital e empresas para saber se os números de curtir, de visualização, de alcance da página estão aumentando ou caindo.

O Facebook Insights é um dos principais parâmetros que traçam os rumos dos planejamentos de marketing para empresas no Facebook.

8- Enviar mensagem para todos os fãs no Facebook

Usando um perfil, você pode enviar mensagens para 20 amigos no máximo, via inbox. Com isso, seria um processo muito trabalhoso separar em blocos e enviar uma mensagem para toda a sua base de contatos de uma vez.

Usando uma página de fãs, não existe limite. Você pode enviar uma mensagem para todos os fãs de uma vez só. Legal né?!

Finalizando…

Se você não quiser correr o risco de receber uma mensagem punitiva como a abaixo, saiba que é possível migrar um perfil para página no facebook.

exclusao de páginas facebook marketing

Como converter perfil para página de fãs?

Logado no perfil da sua empresa, acesse o link de migração de perfil para página no facebook.

Escolha uma categoria do seu negócio e siga os passos indicados.

converter perfil em fan page

Em alguns casos, pode haver uma demora para a finalização da migração. Caso isso aconteça, tente novamente depois de alguns dias.

Outra dica é: faça o backup de tudo antes de converter.

Depois que migrar, indico este post muito bom: Migrou o seu cliente para página ou fanpage no facebook? Seus problemas ainda não acabaram…

E aí, gostou do post? Foi útil?

Deixe abaixo algum comentário se tiver dúvida, sugestão, crítica ou elogio sobre este post.

Abraços!

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

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4 comentarios sobre “8 motivos para sua empresa possuir uma página de fãs e não um perfil no Facebook”

  1. Boa Tarde,
    Gostei muito do artigo mas não responde ao meu problema.
    Sou gestor de uma pagina de um hotel, mas as publicações dos clientes (fotos com check-in) não me aparecem na cronologia (timeline) da pagina.
    Já verifiquei nas definições e tenho tudo aberto ao publico, ou seja, é suposto aparecer automaticamente na wall esses posts.
    Conseguem-me ajudar com este problema???

  2. Olá pessoal do Estratégia Digital, muito bom o post de vocês, me tiraram uma dúvida que vinha martelando à muito tempo. Continuem com o excelente trabalho e os ótimos posts.

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