Quanto valerá o domínio da sua empresa daqui há 5 anos?

21/05/2008
  • Pin It

Na coluna da semana passada, comentei sobre uma recente alteração nas normas do órgão responsável pelos registros de domínios no Brasil (registro.br) que passou a permitir a compra de domínios comerciais por pessoas físicas.

Comentei ainda sobre uma provável perda da privacidade destas pessoas pois alguns dos seus principais dados passaram a ser expostos no site do registro.br, facilitando a ação dos golpistas de Internet.

Hoje, ainda falando sobre domínios, irei comentar sobre algumas das suas principais funções e ilustrar os motivos que fazem com que alguns destes sejam vendidos atualmente por valores astronômicos.

A importância de um domínio

Sua principal função é facilitar a vida dos internautas pois torna possível o acesso aos sites através do uso de palavras ao invés de números (IPs).

Mundialmente falando, a grande maioria das empresas registra domínios iguais às suas marcas proporcionando um caráter institucional ao divulgá-los em e-mails, lista telefônica, material gráfico, etc.

Extensões de domínios

No Brasil, os domínios comerciais (.com.br) são os mais usados e promovem um comportamento padrão pois estamos acostumados a digitar quaisquer e-mails ou URLs (endereços de sites) com essa extensão.

Porém, como precaução, é aconselhável que as empresas registrem também o domínio relacionado à sua marca com a extensão internacional (.com) pois estarão impossibilitando que concorrentes ou “espertalhões” usem-na indevidamente.

Lembro que esse é um cuidado extremamente importante no desenvolvimento das marcas das empresas dentro da web e seu custo chega a ser irrisório pois cada domínio internacional pode ser comprado por aproximadamente US$ 20,00 ao ano.

Presença de palavras-chave nos domínios

Uma tendência que ganha força ao passo que aumenta a cultura de Internet entre os empresários, é garantir que as principais palavras-chave relacionadas à suas áreas de atuação estejam presentes nos seus domínios, devido ao impacto positivo gerado junto aos sites de pesquisa.

Sabendo que o google usa essa característica como um dos critérios para determinar a posição das suas repostas, empresas especializadas em publicidade on-line trabalham esses detalhes de forma planejada.

Por exemplo, acesse o site da Mundial Imóveis e note que você será redirecionado para uma outra URL (www.imobiliariaribeiraopreto.com.br) deste mesmo site.

Dessa forma, a Mundial Imóveis pode divulgar seu domínio institucional na mídia tradicional enquanto seu site será beneficiado em relação ao Google.

Exemplo atual – domínio de US$ 1.1 milhão

Recentemente, fora divulgado que o domínio www.cruises.co.uk foi comprado pela pequena bagatela de US$ 1.1 milhão por uma agência de turismo inglesa que já possuía o domínio www.cruise.co.uk.

Segundo o empresário e responsável pela aquisição, Seamus Conlon, a empresa gostaria de estar entre as duas primeiras posições no Google, quando seus potenciais clientes fizessem buscas relacionadas à viagens marítimas.

Comercialização de domínios com potencial de valorização

Segundo o blog português Fique Rico On-line , há inúmeras práticas para comércio de domínios em fóruns que tratam sobre esse assunto que denotam a importância deste tipo de comércio.

Caso tenham interesse, é só clicar nos links indicados.

Até a próxima !

Rodrigo Sampaio
Consultor de publicidade on-line

Publicado originalmente em http://www.ribeiraopretoonline.com.br/coluna-rodrigo-sampaio

Rodrigo Sampaio
Autor: Rodrigo Sampaio

Diretor Executivo da Estratégia Digital, Professor de 5 cursos de Marketing Digital e 2 turmas de Facebook Marketing oferecidos em Ribeirão Preto, MBA em Marketing FGV e Aluno EAD do MBA em Gestão Estratégica USP.

line
line

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*