Participação e tendências no maior evento de Search Engine Marketing do mundo!

13/08/2008
  • Pin It

Visando manter-se na vanguarda do mercado de publicidade on-line em Ribeirão Preto, na frente da concorrência e garantir os melhores resultados para os nossos clientes, estive no SMX que aconteceu em são paulo na semana passada.

Este é maior evento mundial da área de SEM (Search Engine Marketing) e contou com a presença de vários especialistas e renomados profissionais.

Antes de tudo, você sabe o que é Search Engine Marketing ?

São técnicas de marketing on-line que visam promover os sites através do aumento de sua visibilidade nos resultados de sites de busca como o Google. Seus maiores exemplos no Brasil são as campanhas de PPC (links patrocinados), SEO (Search Engine Optimization) ou SMO (Social Media Optimization).

Seguem algumas observações gerais discutidas no SMX:

Mercado em franca expansão !

Definitivamente esse mercado é extremamente promissor e há milhares de possibilidades de atuação, seja no e-commerce, sites institucionais ou publicidade de sites.

Grandes Agências de Search Engine Marketing

Tive a oportunidade de conhecer alguns funcionários de grandes agências de publicidade on-line, localizadas majoritariamente em Porto Alegre e Curitiba.

Aliás, a região Sul do Brasil merece destaque por possuir uma ideologia muito madura para o Search Engine Marketing e por gerenciar as grandes contas de varejistas de e-commerce como Magazine Luiza, americanas.com, submarino, etc

Ausência de outras cidades

Nesse sentido, excluindo as cidades de são paulo e rio de janeiro, a pouca representatividade de empresas de outras cidades denota a existência de poucos profissionais da área e ainda um mercado em “nascimento”.

Como exemplo, da região de Ribeirão Preto  fui o único representante !

Profissionais Jovens

Apesar de já ser esperado devido ao perfil dos empreendedores ligados à internet, destaco a baixa faixa etária dos palestrantes e presentes no evento.

Onde estavam os blogueiros?

Confesso que senti muita falta de blogueiros no evento !

Talvez pelo caro preço de inscrição, o fato é que eles deveriam estar mais presentes visto que seus trabalho depende de acessos dos sites de busca (Google) para serem remunerados.

Internet Mobile

Em termos de tendências, destaco o potencial da internet em celulares no Brasil que tende a ser presente no dia-dia a medida que a tecnologia 3G barateia o serviço.

Comportamento nas buscas no Google

Destaque  para a transição do atual estilo de pesquisas (palavras-chave) para as pesquisas universais e pesquisas semânticas que serão tratadas em textos específicos nas próximas semanas.

Rodrigo Sampaio
Consultor em Web Marketing

Rodrigo Sampaio
Autor: Rodrigo Sampaio

Diretor Executivo da Estratégia Digital, Professor de 5 cursos de Marketing Digital e 2 turmas de Facebook Marketing oferecidos em Ribeirão Preto, MBA em Marketing FGV e Aluno EAD do MBA em Gestão Estratégica USP.

line
line

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*