As páginas amarelas ainda são uma boa publicidade?

16/07/2008
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enho notando, ao longo deste mês, uma grande preocupação de vários clientes meus em atualizar as suas informações institucionais, que serão veiculadas em 2009 nas “páginas amarelas” da cidade de Ribeirão Preto. Diante disso, façamos uma reflexão sobre o custo-benefício deste tipo de investimento. A partir da tabela abaixo, podemos ver que este tipo de publicidade vem sendo substituído paulatinamente por outros tipos de mídia:

Taxa de crescimento nos tipos de publicidade no brasil

Fonte: http://www.viuisso.com.br/2008/03/03/inter-meios-crescimento-da-internet-dispara/

Nota-se claramente, a partir destes dados, que a Internet vem ganhando um espaço cada vez maior como forma de publicidade, particularmente, por se mostrar um meio de divulgação mais eficiente, atingindo de forma mais segmentada seu público-alvo. Para exemplificar este dado, cito aqui as palavras do diretor comercial da Agência Brane, Steven Sudré em Anunciantes se rendem ao link patrocinado

“a popularização da internet mudou a maneira das pessoas buscarem produtos ou serviços e que as páginas amarelas e os guias especializados morreram. Hoje para buscar produtos, serviços, informações ou fornecedores as pessoas correm para os sites de busca”.

Motivos para o crescimento da Internet no Brasil

A popularização recente dos computadores junto às classes C e D, o crescimento da banda larga nas residências, a inclusão digital de jovens, dentre outros motivos, estimulam uma “cultura de Internet” entre os brasileiros.

Como conseqüência disso, observa-se que o Brasil é o maior país do mundo em tempo de navegação na web por usuário. Além disso, a quantidade de sites institucionais dobra a cada ano e o faturamento originário do e-commerce caminha sozinho, atraindo cada vez mais empresas que já funcionavam no mercado “convencional”.

Diante dessas características, como já descrito em O site da sua empresa aparece em que posição no Google? é natural que os internautas passem a usar os sites de busca como uma das principais fontes de pesquisa de informações.

Características positivas da publicidade na internet

Dentre as várias características da publicidade on-line algumas delas se destacam, contribuindo para esta migração de recursos. São elas:

Métricas nos resultados

Caso seu site esteja configurado com o Google Analytics, é possível analisar as estatísticas de acessos e mensurar os resultados das campanhas como o custo de cada negócio gerado, contato recebido ou orçamento solicitado. Nas páginas amarelas, essa métrica não é possível, pois, não há como saber exatamente quantas pessoas entraram em contato com a sua empresa através do seu anúncio, seja via telefone, site, e-mail, etc

Links patrocinados

A forma de publicidade on-line mais usada atualmente são os links patrocinados. Neste caso, na busca de acessos, as empresas pagam quando seus anúncios recebem “cliques” ao invés da tradicional “inserção”. Essa característica potencializa mais resultados e, como conseqüência, o Google se tornou a marca mais valiosa do mundo.

Links gratuitos (orgânicos)

Por incrível que pareça, há ainda uma forma mais rentável de publicidade on-line que é a visibilidade de sites gratuita. Através de sites otimizados, é possível proporcionar posições de destaque às empresas quando há uma menor concorrência virtual e a busca por clientes local.

Perfil do público-alvo x melhores mídias para investimento

Apesar de a revolução tecnológica acontecer rapidamente em outras cidades do Brasil, seus impactos locais são lentos e há uma parcela da população de Ribeirão Preto que continuará usando as páginas amarelas.

Por isso, sugiro uma transição equilibrada e planejada!

Foquem primeiramente a qualidade no conteúdo dos seus sites e garantam a visibilidade necessária para atingir seu público-alvo através das palavras-chave relacionadas aos seus negócios. Dessa forma, enquanto a “mentalidade de internet” da cidade vai evoluindo, a sua empresa estará um passo a frente da concorrência e mais perto do sucesso!

Abraços e até a próxima

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Rodrigo Sampaio
Consultor de Publicidade On-line

Post publicado originalmente em: http://www.ribeiraopretoonline.com.br/coluna-rodrigo-sampai0

Rodrigo Sampaio
Autor: Rodrigo Sampaio

Diretor Executivo da Estratégia Digital, Professor de 5 cursos de Marketing Digital e 2 turmas de Facebook Marketing oferecidos em Ribeirão Preto, MBA em Marketing FGV e Aluno EAD do MBA em Gestão Estratégica USP.

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