Mídias Sociais Parte I – Facebook

26/10/2009
  • Pin It

Você ouve falar em mídias sociais o tempo todo, seja em jornais, TV, e principalmente Internet. Mas sabe quais são elas? Como surgiram? Quais são suas características?

Agora você vai saber!

Dou início hoje a uma série de posts, onde em cada um deles, irei abordar alguma dessas mídias e explicar de forma global as suas principais características.

E para abrir a série, a primeira delas a ser abordada, é o Facebook. Boa Leitura!

facebookinicio1

Criado em 2004, por um estudante de Harvard, o Facebook, tinha o acesso restrito aos estudantes dessa universidade, mas com o sucesso dentro da mesma, ela foi expandida entre outras muitas universidades. E o enorme sucesso entre estudantes universitários, fez com que estudantes secundários também fossem inseridos no contexto.

Naturalmente, internautas de outros perfis e países foram interessando-se e dessa forma o Facebook tornando-se a grande Rede Social que é hoje!

MarK Zuckerberg - Criador do Facebook

MarK Zuckerberg - Criador do Facebook

Estatísticas indicam que desde Dezembro de 2007, O Facebook é considerado a maior Rede Social mundial, e hoje ele conta com mais de 300 milhões de usuários em todo o planeta. O fácil acesso a essa rede, como navegadores e dispositivos móveis, é uma das causas deste sucesso.

Características do Facebook

O Facebook conta com inúmeros aplicativos (estima-se que são quase 52 mil), que vão desde jogos, a presentes que você pode dar aos seus amigos, vídeos, outros ajudam a integrar Twitter ou o Flickr ao perfil, dentre outros.

Em sua página principal, você pode adicionar vídeos, fotos, postagens em seu “mural” (que é como se chama a página de recados), e nessas postagens o seus amigos podem comentá-las ou apenas “curti-lás” (o curtir é um botão que quando se clica nele fica armazenado seu avatar para que você demonstre ao dono do post que você gostou do que ele escreveu, ou apóia).

Sistemas de anúncios dentro do Facebook

O Facebook também trabalha com um sistema de anúncios feitos para anunciar as empresas aos usuários da rede social. Os anúncios são rápidos de serem criados, e você pode inserir link, textos e imagens, além de poder definir o target (público-alvo).

Depois pode-se rastrear o progresso com relatórios em tempo real, obter uma noção sobre quem clica em seu anúncio, e poder modificá-lo para aumentar seus resultados. Os anúncios são pagos, mas você pode optar por pagar por CRM (impressão) ou pó CPC (cliques).

Como todas as outras mídias sociais, o Facebook também é utilizado corporativamente. Muitas empresas já aderiram e estão atuando dentro dele na busca constante de um relacionamento mais próximo junto aos seus consumidores.

Perfil Barack Obama

Perfil Barack Obama

Perfil Cidade de Ribeirão Preto

Perfil Cidade de Ribeirão Preto

Como o Facebook pode ser útil para a sua empresa?

Tanto quanto outras mídias sociais, o Facebook pode desempenhar diversos papéis dentro de uma empresa. Veja alguns deles:

  • Divulgação lançamento de produtos, serviços e promoções
  • FAQ
  • SAQ
  • Indicação de links relacionadows ao business da marca e seu segmento
  • Maior comunicação para um público mais interativo com a web e formador de opinião
  • Possibilidade de diálogo com profissionais da área
  • Branding

Acompanhem essa série, para saber mais sobre as outras mídias que irei abordar nos próximos posts.

Autora: Ana Madeira – Analista de Mídias Sociais

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

line
line

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*