Geolocalização e foursquare: apostas para o novo ano

05/01/2012
  • Pin It

Semana passada começamos a falar das nossas apostas para 2012 em relação à área de Social Media. Minha aposta é que as redes de geolocalização vão ganhar mais espaço e tornarem-se ferramentas de marketing indispensáveis a qualquer planejamento de marketing digital e ainda aposto numa rede específica de geolocalização: o foursquare.

 

Popularização do foursquare

Depois da popularização do foursquare, essa mania de check-ins acabou pegando (GetGlue, IntoNow, Gowalla, Soundtracking etc.) – dizer o que está fazendo, onde, deixar dicas e ainda receber badges (insígnias) tornou-se viral. Mas qualquer outra rede ainda não vai superar o 4sq porque, além dele contemplar tudo isso, ainda existem as SPECIALS (promoções que o estabelecimento pode criar GRÁTIS para atrair ou fidelizar sua audiência).

Swarm Badge Foursquare

O Crescimento em 2011

O crescimento do foursquare no ano passado foi espantoso, ele rapidamente espalhou-se por todo o globo, mas alguns países tiveram um crescimento maior, que é o caso do Brasil, para o qual a equipe do foursquare já tem uma atenção maior, tanto que das línguas para as quais o 4sq foi traduzido, o português foi uma delas. E recentemente o Brasil ganhou sua primeira City Badge, a Sampa, um privilégio concedido ainda a poucas cidades do mundo. Isso significa que nosso mercado já é grande e está aumentando cada dia mais!

foursquare logo

Isso conta muito para as empresas que buscam alternativas inovadoras e criativas para seus negócios. Ter sua Special significa muitos benefícios que vão desde trazer novos consumidores até a evitar desperdício de produtos! Basta ter criatividade e compreender (bem) como funciona a rede!

Atualizações mensais no aplicativo

Em virtude da exponencial expansão da rede, são mais de 10 milhões de usuários, o ano de 2011 foi marcado por atualizações no aplicativo mensais, que rechearam de novas ferramentas a rede social para torna-la ainda melhor.

Isso não passou despercebido pela concorrência, tanto que o Hootsuite comprou o Geotoko e o Facebook comprou o Gowalla na tentativa de tentar abocanhar essa fatia do mercado também, uma fez que o Facebook Places não teve os resultados esperados e foi interrompido.

Special Foursquare
 

Espero que essa compra realmente signifique uma ameaça ao foursquare para que ele continue melhorando seus serviços pra termos essa ferramenta de marketing a nossa disposição por mais uns bons anos!

E se quiser descobrir as Specials de onde mora ou de algum outro lugar, clique aqui!

O que acham disso tudo? Já havia ouvido falar em foursquare? Compartilhe conosco sua opinião!

 

Por:

Fernanda Silvestre@nanndasilvestre

www.estrategiadigital.com.br

@estrategiadig

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

line
line

2 comentarios sobre “Geolocalização e foursquare: apostas para o novo ano”

  1. Gostei muito do post. Eu comecei a usar o Foursquare a pouco tempo e não sabia que as ofertas eram grátis. Muito bom! Já comecei a me interessar mais pelo aplicativo. Nanda, seus textos são ótimos. =)

    1. AH muito obrigada Larissa…

      Eu escrevo bastante sobre foursquare, se quiser mais textos me avise, e sim, as Specials não custam nada para a empresa que faz, dependem apenas de quem conheça a ferramenta e possa elaborar a melhor ou as melhores Specials. Formidável não?

      Aproveita, instale o aplicativo e saia por aí fazendo check-ins, ganhando badges e ótimos descontos ou brindes pelas Specials!

      😀

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*