Flexibilização de domínios: riscos e oportunidades para 2009!

16/07/2008
  • Pin It

A Icann, organização mundial que administra os endereços de Internet, recentemente divulgou uma alteração muito importante na forma de registro de domínios e que gerará impactos significativos na internet.

Atendendo aos pedidos de alguns países como os EUA, onde há muita dificuldade em achar e registrar um “bom” domínio, houve uma grande flexibilização no registro de domínios que permitirá ao final de 2009 a existência de domínios com sufixos diferentes dos atuais proporcionando, talvez, o final da supremacia do domínio “ponto com” na rede.

Conforme artigo a Icann avalia a adoção de novos domínios na Internet essa medida possibilitará “aos usuários adquirir endereços genéricos, registrando palavras comuns como .love, .ibm, .ebay, .city ou seus próprios nomes, além da possibilidade do registro de domínios no alfabeto asiático ou arábico”.

Para as empresas com domínios já estabelecidos, mediante um considerável pagamento, haverá a possibilidade de migrar para os domínios das suas marcas gerando uma maior personalização como por exemplo, o “apple.com” que passaria a ser “apple.mac”.

Além de constituir um exemplo inquestionável da importância da internet nos mais vastos países, essa flexibilização gerará riscos principalmente às empresas que possuem um branding on-line.

Riscos da flexibilização dos domínios

Atualmente existem “espertalhões” que compram domínios visando uma valorização a médio prazo. Por mais incrível que pareça, esse tipo de negócio é rentável pois sempre há oportunidades num mundo em que a maioria das empresas possui baixa familiaridade com o mundo digital.

Como um profissional da área, confesso ser muito normal encontrar empresas que “esquecem” de preservar suas marcas na web ao não registrarem seus domínios ou esquecerem de renovar as taxas de cobranças anuais junto ao Registro.br.

Portanto, é provável que haja uma corrida destes “espertalhões” pelo registro de domínios de empresas já estabelecidas mas que estejam desprotegidas.

Nesse sentido, as empresas que já tenham feito o seu registro de marca junto ao Inpi levarão vantagens em prováveis disputas judiciais.

Para ilustrar, posso citar um exemplo de um cliente da Estratégia Digital. A Mundial Imóveis possui o domínio www.imobiliariaribeiraopreto.com.br próprio para o Google e o www.mundialimoveis.com.br próprio para fins institucionais e que é usado nas mídias tradicionais.

Porém, com essa flexibilização, haverá a necessidade adicional do registro de um novo domínio como www.mundialimoveis.ribeiraopreto.br para fins de proteção da marca e evitar atritos desnecessários.

Aconselho as empresas que queiram evitar este tipo de problema a consultar profissionais em publicidade on-line para identificar as variações possíveis no seu domínio logo que este esquema esteja funcionando.

Oportunidades da flexibilização dos domínios

Porém, também há boas oportunidades a vista !

Devido a esta flexibilização, haverá possibilidades para as empresas que queiram registrar domínios com as palavras-chave dos seus negócios e que terem sua visibilidade melhorada em sites de busca como o Google.

Caso queira saber mais sobre o assunto, acesse Quanto valerá o domínio da sua empresa daqui há 5 anos?

Rodrigo Sampaio
Consultor de Web Marketing

Post publicado originalmente em: http://www.ribeiraopretoonline.com.br/coluna-rodrigo-sampaio

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

line
line

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*